loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN13082020

.

Ouvir
Compartilhar

A decisão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de exonerar 139 servidores cuja maior parte recebeu indevidamente o auxílio emergencial, bem demonstra a disposição do presidente Marcelo Victor em colocar nos eixos aquela instituição que já serviu de muitas críticas no passado.

Dos 139 que se habilitaram ao auxílio do governo federal, 50 receberam os recursos, mas que já foram devolvidos à União pela própria Assembleia.

A ação da Assembleia, diga-se de passagem, revela que a atual Mesa Diretora não compactua com erros nem do passado, nem do presente, o que havia muito vinha sendo reclamado pela população..

INDEFINIDO

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

O processo sucessório em Arapiraca depois da morte do prefeito Rogério Teófilo continua indefinido. Grupos da situação e de oposição prometem um duelo de gigantes no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.

DIAS DIFÍCEIS

Fabiana Pessoa, que tomou posse esta semana e que fazia oposição a Rogério Teófilo, não terá dias fáceis em Arapiraca. A oposição pretende reagir à nova prefeita cujo comportamento em Teófilo foi considerado fora de propósito.

SEM PRESSA

O governo do Estado voltou a anunciar a construção de várias estradas na região norte, o aeroporto de Maragogi, mas ainda não explicou por que a Al-101 Norte, onde aflora o turismo, anda muito devagar. Se até agora apenas poucos quilômetros foram executados e se considerar que a obra começou no bairro de Jacarecica depois de longos anos, há de se convir que ela está demasiadamente atrasada.

PÉ NO FREIO

As autoridades sanitárias ainda não se sentem seguras para concordar com uma abertura de alguns segmentos da economia ampla e irrestrita. É por isso que, mesmo passando da fase amarela para azul, o governo resolveu manter o trabalho do servidor público em home office e o retorno das aulas para o mês de setembro. Se tudo correr bem.

VACINAS

Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o secretário de ciência, tecnologia, inovação e insumos estratégicos em saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou que, apesar do acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a produção da vacina de Oxford contra a Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai incorporar a imunização que "chegar primeiro" com efetividade e segurança comprovadas. Ontem, o governo do Paraná celebrou um memorando de entendimento com a Rússia para dar início às tratativas relativas à vacina anunciada pelo país ontem (11)

COVID

A taxa de transmissão de casos de covid-19 no Brasil chegou a 1,01 em 9 de agosto, segundo estudo da universidade Imperial College, do Reino Unido. O dado está em queda em relação à semana anterior, mas ainda indica que a doença está em expansão. Uma taxa de 1,01 significa que cada 100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus transmitem a doença para outras 101 pessoas, e que, portanto, o número de novos doentes continua crescendo. Na semana passada, o indicador do país era de 1,08 - uma transmissão de 108 novos casos a cada 100.

COVID 2

A taxa de 1,01 inclui o Brasil na lista dos países com pandemia classificada como "estável ou crescendo lentamente". Na América do Sul, a maioria dos países se encontra neste mesmo grupo, com exceção do Equador, onde há declínio (0,82), e da Argentina, onde a taxa está em crescimento (1,22). O estudo prevê que o país pode ter cerca de 7,4 mil mortes por covid-19 nos sete dias seguintes da pesquisa.

» O Bloco L do PAM Salgadinho é um dos locais onde que a população atendida pelo SUS em Maceió pode ter acesso a exames de imagem, como ecocardiograma, Raio-x, mamografia e ultrassonografia » Apenas nesta unidade, quase duas mil pessoas realizaram algum procedimento, mas não buscaram os resultados destes exames.

» Pesquisa do Instituto DataSenado divulgada ontem aponta que, na percepção de 63% dos pais ou responsáveis ouvidos, a qualidade do ensino entre os alunos que tiveram aulas remotas, diminuiu.

» Para 22%, a qualidade das aulas permaneceu igual e apenas 8% indicam que houve melhora no ensino. O levantamento foi realizado por telefone entre os dias 24 e 28 de julho com 2,4 mil brasileiros

Relacionadas