Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN18082020
.

Depois que a situação pandêmica do coronavírus melhorou, o governo do Estado voltou com força para anunciar novas obras, mesmo que algumas não tenham sido concretizadas dentro do cronograma estabelecido.
Além dos 25 Cisps já construídos, embora muitos deles já necessitem de reparos, outros 15 estão na programação para serem entregues até o final do ano.
Com Centros Integrados de Segurança Pública, mas sem agentes policiais civis, militares e delegados, o governo navega na ilusão de que está cumprindo o que prometeu.
NOVA PROMESSA
Como sempre acontece, o governo promete, mas pouco realiza. Constrói Cisps de qualidade duvidosa, mas não investe em concurso para preencher as carências em todas as áreas da segurança pública. Agora, promete concurso para diversas áreas, mas reclama de poucos recursos para manter funcionando a máquina administrativa.
A CONTA CHEGA
Na ânsia de mostrar serviço e se preparar para novos embates políticos em 2022, Renan Filho anuncia diversos projetos faraônicos na certeza de que a conta não será paga no seu governo, mas no próximo. É como diz o velho ditado, “quem for podre, que se quebre”.
AVANÇANDO
A situação de rachaduras no bairro do Pinheiro vem piorando a cada dia. Toda semana se tem conhecimento do avanço de fissuras e rachaduras que indicam podem chegar até mesmo à Avenida Fernandes Lima. Por enquanto, os órgãos de segurança que compõem a Defesa Civil preferem aguardar informações mais concretas para comentar sobre o assunto.
SEM MUTIRÃO
As autoridades já disseram que, para o proprietário do imóvel receber a indenização da Braskem, é necessário que esteja com toda a documentação em mãos. Mas esse é o grande problema. Muitos têm a posse durante dezenas de anos, mas não têm o registro. Somente com a Justiça se prontificando a resolver a situação é que esses proprietários não levarão prejuízo. Um mutirão, a exemplo de outros que ocorrem todos os anos em vários segmentos da sociedade, pode resolver o problema.
COVID
O Brasil já registrou 108.536 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. O número foi divulgado na atualização diária do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 684 novos óbitos. No domingo, eram 107.852 falecimentos no sistema. Há uma semana, eram 101.752. Ainda há 3.454 mortes em investigação
OTIMISMO
Apesar disso, o pior momento da crise causada pelo coronavírus no País já passou, na opinião de 52% da população brasileira. O dado consta em pesquisa XP/Ipespe de agosto, divulgada ontem. É a primeira vez na pesquisa em que mais da metade da população diz que o pior ficou para trás. O resultado representou forte melhora do otimismo na comparação com julho, quando 39% afirmaram que o pior já havia passado. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais.
VELEIRO
Uma nova audiência - a terceira - tentará, nesta terça-feira (18), às 14h, a conciliação entre trabalhadores e a Veleiro Transportes e Turismo LTDA, e propor soluções para o impasse que se arrasta ao longo desta pandemia. A reunião virtual vai ser mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Alagoas, com a participação da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e órgãos das prefeituras de Maceió e Rio Largo, onde a autoviação opera.
» A Uncisal está com inscrições abertas para o Edital do Auxílio Internet em Caráter Emergencial, para garantir a inclusão digital dos estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não têm acesso à internet para acompanhamento das atividades não presenciais.
» O auxílio internet terá o valor mensal de R$ 100,00 que será depositado numa conta pessoal do estudante e terá a duração de seis meses.
» partir de hoje, as agências da Caixa passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais.
» Os recursos do saque emergencial do FGTS e do auxílio emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.