Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN20082020
.

O anúncio de um projeto pela prefeitura de Maceió para revitalizar toda a área atingida pela mineração da Braskem teve boa repercussão nos meios políticos, mas vai necessitar de um esforço conjunto de todos os segmentos da sociedade, assim como do governo federal, para que isso se torne realidade. Afinal de contas, o plano de ação é um projeto macro e que requer outras transformações nas áreas atingidas, para possibilitar que a mobilidade urbana não seja duramente afetada, o que deve acontecer no retorno das aulas e dos serviços do Estado e do município.
O objetivo, opinam servidores municipais, é de que antes do prefeito Rui Palmeira concluir o seu segundo mandato, o plano de ação já esteja bem definido e com as obrigações de fazer bastante encaminhadas. O desenvolvimento da cidade de Maceió, passa exatamente por esse desafio.
VIGILÂNCIA
O município de Maceió decidiu apertar a fiscalização para evitar que haja abusos por parte da população com aglomerações e relaxamento da proteção individual. Também está vigilante em atos públicos para não complicar a passagem da faixa amarela para a fase azul.
CONVENÇÕES
De acordo com o calendário eleitoral do TSE, até o dia 31 de agosto serão realizadas as convenções partidárias e em setembro serão registradas as chapas majoritárias e proporcionais.
SEM COLIGAÇÕES
Nas novas normas do Tribunal Superior Eleitoral, as coligações estão autorizadas somente para as eleições majoritárias, vedando-se o mesmo processo para as eleições proporcionais. Nas regulamentações, o TSE também exige a participação, por cada partido, de pelo menos 30% de participação das mulheres no processo eleitoral.
SUFOCO
Os servidores estaduais não vão deixar por menos a cobrança dos 14% do Al Previdência. Algumas categorias já estão intentando ações na Justiça para barrar a cobrança, que tem atanazado a vida de pensionistas e aposentados
ESCONDIDO
A história da construção do estaleiro em Coruripe que a Polícia Federal está investigando, tem mais algumas coisa do que os aviões de carreira. Por trás de denúncias contra um ex-parlamentar alagoano interessado no frustrado empreendimento, tem mais gente grande na parada. Quem conhece a malandragem da política no Estado sabe do que se trata, quando interesses de lobistas falavam mais alto através de empresas de fachada.
SEQUELAS
A Prefeitura de Maceió disponibiliza, desde o 13, o Centro de Especialidades Eliane Machado, localizado próximo ao PAM Salgadinho. O espaço – que já está em funcionamento -, atende pacientes que tiveram complicações após contraírem o novo coronavírus, bem como outras síndromes gripais. No Centro de Especialidades, a população pode contar com uma equipe formada por pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
VIOLÊNCIA
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 419 mulheres vítimas de violência de janeiro a julho deste ano e a maioria destas vítimas tinha entre 15 e 29 anos, o ensino fundamental e cor parda. Os dados foram divulgados na quarta-feira (19). Segundo o Serviço de Epidemiologia Hospitalar da unidade de saúde, que é referência no acolhimento a mulheres vítimas de crimes, agressões físicas e lesões autoprovocadas foram os tipos de agressões mais comuns.
» O Congresso Nacional derrubou ontem o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que obriga uso de máscaras em locais fechados. » Os senadores derrubaram o veto que impedia reajuste a servidores da saúde e de outras categorias.
» Após três dias internado em um hospital de Maceió por causa de um infarto, o apresentador Filipe Toledo, da TV Gazeta, recebeu alta médica ontem.
» Já em casa, ele informou que vai permanecer em repouso e continuar o tratamento com medicamentos e alimentação balanceada.
» O Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), entidade autônoma e voluntária, criou um guia que reúne informações para quem quer fazer doações a comunidades indígenas e quilombolas.