app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana na coluna Fatos & Notícias

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 04/09/2020 - Matéria atualizada em 04/09/2020 às 09h41

Mesmo bancando todas as grandes obras, o governo federal não tem sido reconhecido pelo governo de Alagoas. Ao investir R$ 77,5 milhões na construção do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal, o Estado sequer faz referência ao governo federal como se ele bancasse tudo sozinho.

Essa não é a primeira nem será a última obra que o governo do Estado desconhece a participação da União. Outras de grande porte, como o Canal do Sertão e saneamento básico em todo o Estado, também estão na conta do governo de Alagoas, o que, diga-se de passagem, não é verdade.

Na imensa placa a obra do Viaduto da PRF, somente contam o valor da obra e a marca publicitária do governo de Alagoas e nenhuma referência ao governo de Jair Bolsonaro. Uma ingratidão sem tamanho.


PÉ NO FREIO

Se depender da opinião dos promotores da Infância e da Juventude este ano não haverá aulas presenciais para os alunos da rede pública estadual. Não há garantia de um suporte sanitário eficiente para que as crianças voltem às aulas dentro dos protocolos exigidos.


SEM GARANTIA

Mesmo forçando a barra e querendo a todo custo a volta das aulas, a secretária de Educação, Laura Cardoso, não garante a segurança total dos estudantes. Atento, o Ministério Público promete agir caso as autoridades insistam nesse projeto audacioso em tempo de pandemia onde os riscos, por menores que sejam, devem ser evitados.


CONTRA

Os médicos infectologistas, a exemplo de Fernando Maia, desaconselham precipitação e alertam que a pandemia ainda não acabou. Quanto maior cuidado, dizem eles, maior possibilidade do controle total da doença que já matou centenas de pessoas e infectou milhares delas em todo o estado de Alagoas.


MISTÉRIO

Ninguém sabe por que a bancada governista na Assembleia Legislativa briga para que documentos da compra de respiradores não cheguem às mãos do Tribunal de Contas do Estado. Afinal de contas pelo menos R$ 10 milhões saíram pelo ralo ao serem adquiridos respiradores pelo Consórcio Nordeste, que nunca chegaram.


MAIS UMA

A Polícia Federal realizou mais uma Operação em Alagoas e, agora, contra supostos atos de corrupção em prefeituras do interior. Pelo jeito, não vai parar tão cedo. Muita gente na cadeia, mandados de busca e apreensão mas, aparecer a grana, é o que é difícil mesmo.


COVID

De acordo com informações atualizadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira, o Brasil chegou a 4.040.163 de casos confirmados de Covid-19 e 124.651 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24h, foram registrados mais 42.298 diagnósticos positivos do novo coronavírus e 871 falecimentos. Entre as unidades federativas com mais casos da doença, estão São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará, Santa Catarina e Distrito Federal. Alagoas vem registrando queda nas últimas semanas.


COVID 2

Atualmente, a média móvel de óbitos no Brasil está em queda - isso significa que o País, finalmente, está deixando o platô formado no ápice da pandemia. A taxa de transmissão do coronavírus também está em declínio, o que sinaliza a aproximação de uma etapa seguinte - maior controle da doença. O recorde de mortes em um único dia aconteceu em 29 de junho, quando foram registrados 1.664 óbitos.


» A Uncisal divulgou ontem a abertura de um processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e licenciatura em Matemática e Física

» Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). No total, serão disponibilizadas 660 vagas.

» O Senado aprovou nesta quinta-feira (3) o projeto que aumenta para até 10 anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

» De acordo com o projeto, os prazos de validade passam a ser os seguintes: 10 anos - condutores com idade inferior a 50 anos; 5 anos igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos de idade; 3 anos - igual ou superior a 70 anos de idade.

Mais matérias
desta edição