app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN09092020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 09/09/2020 - Matéria atualizada em 09/09/2020 às 06h00

A eleição para prefeito de Maceió tem causado rebuliços nos bastidores políticos, principalmente junto ao PSDB, que passa por uma das maiores crises de sua história.

Desde quando o prefeito Rui Palmeira decidiu se afastar da legenda por não concordar com o apoio do partido ao pré-candidato do PSC, JHC, que a situação vem se agravando.

Agora, o caldo entornou. Sem aceitar decisões do diretório municipal que acabou sendo destituído, o senador Rodrigo Cunha, presidente regional do partido, acabou com a pretensão da deputada Tereza Nelma de apresentar uma candidatura própria.

Ao enfrentar a parada, Tereza Nelma abriu as baterias contra Rodrigo Cunha, acusando o senador de atropelar interesses partidários para ganhar benefícios políticos.


REAÇÃO

Defenestrada da presidência do diretório municipal, Tereza Nelma alega que o senador é autoritário e que, com a decisão de cancelar o registro municipal, ele viola as regras do Estatuto do PSDB..


APOIO A JHC

A decisão do senador Rodrigo Cunha de alijar Tereza Nelma do processo eleitoral em Maceió é pelo simples fato de Cunha já ter se comprometido em que o PSDB marcharia junto com o PSB nas próximas eleições. Com isso ele aplicou definitivo e tirou a deputada da jogada.


FORA DO PSDB

A dissidência aberta entre Tereza Nelma e Rodrigo Cunha aponta para o afastamento a qualquer momento da deputada do PSDB. É apenas uma questão de tempo, dizem pessoas ligadas politicamente à parlamentar.


SEM CONSISTÊNCIA

A alegação do senador Rodrigo Cunha de que a Convenção para formar o diretório de Maceió não cumpriu com as regras estabelecidas de acordo com parecer jurídico é muito discutível. E pelo andar da carruagem, deverá terminar numa disputa judicial.


COMPENSAÇÃO

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação ultrapassou as 1.400 propostas apresentadas aos moradores. No balanço mensal apresentado às autoridades signatárias do Termo de Acordo feito com a Braskem, 855 dessas propostas já aparecem como compensações pagas até o final de agosto - as demais estão em trâmite. Ao longo do mês, 389 novas propostas foram apresentadas aos moradores..


COMPENSAÇÃO 2

Com a antecipação do cronograma em cerca de 5 meses, os próximos a serem chamados para entrada no fluxo de compensação serão os moradores dos lotes 8 a 12 da Ajuda Humanitária e demais moradores da Zona D (Pinheiro), a partir de outubro. Originalmente, essas famílias seriam atendidas apenas em janeiro


MÁSCARAS

Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (8) revelou que 83% dos brasileiros das classes A, B e C concordam que as pessoas devem respeitar os protocolos de segurança para conter a Covid-19, como o uso de máscaras faciais. O levantamento foi encomendado pelo jornal "O Globo".


MÁSCARAS 2

Desse total, 72% disseram concordar totalmente com a afirmação, e 11% concordam parcialmente. Para 71% dos entrevistados, a Covid-19 teve um impacto pior do que se esperava no Brasil, com a culpa atribuída à própria população (38%) e ao presidente Bolsonaro (33%). A maioria acredita que a epidemia terá influência no resultado das eleições municipais


» Há exatamente seis meses foi confirmado o primeiro caso de Covid em Alagoas, que já tem infectados nos 102 municípios e óbitos em 95% deles

» Mais uma cidade registrou morte nos últimos dias. Trata-se de Olho d´Água do Casado, no Sertão.

» Até agora, segundo dados da Sesau, as cidades sem mortes provocadas pela doença são apenas cinco: Igaci, Minador do Negrão, Monteirópolis, Pariconha e São Brás. » Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou mais 504 mortes e 14.279 novos casos de Covid-19.

» O número total de óbitos chega 127.464. Ontem, o painel do ministério marcava 126.960. Ainda há 2.485 falecimentos em investigação. Os casos acumulados de covid-19 totalizam 4.162.073.

Mais matérias
desta edição