app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN19092020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 19/09/2020 - Matéria atualizada em 19/09/2020 às 05h00

Apodrecido e com um sistema penitenciário cada vez mais ruim, o Estado dá a impressão de que não tem nada a ver com a situação caótica dos presídios. Superlotados, mal cuidados e sem ser prioridade do governo de Alagoas, os presos sofrem sem assistência e contribuem para o surgimento de doenças infecciosas devido ao acúmulo de pessoas em espaços reduzidos e desumanos.

Nas redes sociais na semana que passou, vídeos circularam mostrando como anda a situação nos estabelecimentos penais, numa afronta aos Direitos Humanos. Uma vergonha para um estado que prega em versos e prosas que o ser humano, nesta administração, está em primeiro lugar.


O OUTRO LADO

Enquanto presídios e delegacias estão superlotados, o governo, politicamente, faz a festa no interior anunciando a construção de novos Centros Integrados de Segurança Pública. Sem vagas nos presídios, para que serve esta preocupação do governo de Alagoas? Se não tem lugar para abrigar os criminosos, os casos de menor potencialidade são resolvidos no “vai pra casa e não volte a delinquir”.


CONTRASSENSO

Enquanto a Secretaria de Segurança Pública alardeia que em Maceió pelo 3º mês consecutivos não ocorreram assaltos a ônibus, o mesmo não se pode dizer com relação aos crimes violentos e de homicídios. Ou seja, o governo só faz propaganda daquilo que seja bom para sua imagem, em detrimento de outros problemas graves que acontecem diariamente na área de segurança


SEM PESSOAL

Mesmo com o Sindicato dos Policiais Civis exigindo que o Estado realize concurso público e melhores condições de trabalho, o governo promete, promete, mas não cumpre. Faltam delegados, agentes de polícia e técnicos especializados em investigações científicas.


PERSEGUIÇÃO

O afastamento dos sete policiais penais no início da semana depois da circulação de vídeos mostrando o atendimento no chão de vários reeducandos pegou mal nas redes sociais, e a OAB quer saber por que isto está ocorrendo. Alguns colegas dos profissionais acham que isso é perseguição, depois de uma ação para impedir a entrada de mantimentos nos presídios, mesmo autorizado pelo governo do Estado.


QUEDA DE BRAÇO

Nos últimos dois meses familiares de reeducandos bloquearam rodovias, fizeram manifestações e denunciaram que não têm acesso para visitarem os presos. Defendem, também, a entrada de alimentação nos presídios, o que até agora não foi atendido pelos policiais penais, embora o governo, numa nota simples, autorizou a concessão do benefício.


MENSAGEM

Se o uso obrigatório da máscara em razão da pandemia esconde o sorriso, o candidato do PP à prefeitura de Maceió, Davi Filho, não deixou por menos e emplacou para a população e para os adversários. Em visita à Grota do Cigano, ele declarou: “Desço grota todo dia. Não só em época de eleição”. É o primeiro, pelo menos entre os majoritários, a fazer isso em Maceió.


ERRAMOS

Devido à antecipação do fechamento do Caderno B, que sempre acontece às quartas-feiras, a matéria sobre o CSA na página B5 saiu desatualizada na edição impressa em relação ao nome do treinador do clube, que não é mais Argel Fucks, demitido nessa quinta-feira (17). No lugar dele, quem comanda o time no jogo contra o Cruzeiro, neste sábado, é o auxiliar-técnico Adriano Rodrigues. A correção foi feita na edição digital. Aos leitores, pedimos desculpas.

» A Justiça Eleitoral está impondo regras e aumentando a fiscalização para evitar que a campanha que está pra ser iniciada seja um comércio de votos. Sem a permissão de coligações em nível proporcional, os candidatos têm que se virar se quiserem uma vaga na Câmara de Vereadores. » Pesquisas eleitorais preliminares ainda não revelam com precisão quem pode disputar o segundo turno em Maceió. Pelo menos três candidatos pontuam com maior desenvoltura, a exemplo de Davi Filho, Alfredo Gaspar e JHC. » Na capital e no interior, o senador Fernando Collor tem demonstrado disposição para apoiar seus candidatos nas prefeituras. Participou ativamente de Convenções e manteve contatos políticos.

Mais matérias
desta edição