Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN29092020
.

A guerra jurídica para os candidatos brigarem por um mandato nessas eleições que se aproximam já começou com força total. São pedidos de inelegibilidade de candidatos, requisição de tropas federais, denúncias de campanhas antecipadas e muito mais.
Os escritórios jurídicos têm trabalhado em pleno vapor e naturalmente sobrecarregado de processos o Tribunal Regional Eleitoral. Se conseguem êxitos em todas as demandas, naturalmente ninguém sabe, mas as ações se multiplicam numa velocidade impressionante na Justiça Eleitoral.
Como essas eleições municipais não são diferentes das outras, a área de segurança pública deve ficar em alerta principalmente em algumas regiões do estado de Alagoas, antes, naturalmente, de o pleito acontecer no dia 15 de novembro
ATO PÚBLICO
Os urbanitários farão, hoje, a partir das 8h, um ato público para protestar contra a privatização da Casal. A manifestação será em frente ao prédio da empresa, na Rua Barão de Alagoas e, em seguida, haverá uma caminhada pelas ruas até a Assembleia Legislativa, no centro de Maceió.
ARRASTÃO
Pelas decisões do Tribunal de Contas da União – TCU, vão sobrar poucos candidatos a prefeito no interior do Estado. São ações de todos os tipos, principalmente de improbidade administrativa que forçam o afastamento do candidato, mas que a Justiça pode rever na Justiça Eleitoral.
PERSPECTIVA
O resultado do Ibope na semana passada, que deu o presidente Jair Bolsonaro com 40% de aprovação junto ao eleitorado, pode ser uma arma para coligações nas prefeituras das grandes cidades e particularmente em Maceió. A empolgação pode trazer o presidente para participar de um encontro político na capital, embora isso seja apenas uma previsão dos mais otimistas.
MUITAS PROMESSAS
O final de semana foi pródigo para os candidatos a prefeito e vereador em Maceió em prometer aquilo que dificilmente podem fazer. Prometem um novo Mercado Municipal, saneamento básico para toda a periferia da cidade, extinção de uma vez por todas do Riacho do Salgadinho e melhoria no transporte público, saúde e educação.
OUTUBRO ROSA
O tema da campanha do Outubro Rosa deste ano é 'quanto antes melhor', segundo anunciou a Sociedade Brasileira de Mastologia nesta segunda-feira (28). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022.
COVID
O boletim diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (28), revela que o Brasil registrou 4.745.464 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 3% dos casos resultaram em morte (142.058); 10,9% dos pacientes estão em tratamento (519.224); e 86,1% dos brasileiros que contraíram covid-19 estão recuperados (4.084.182). Nas últimas 24 horas, foram registrados 317 óbitos e 13.155 novos casos.
PROVA DE VIDA
Os servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis não precisarão fazer a prova de vida anual (recadastramento) até 31 de outubro. O prazo, que acabaria na próxima quarta-feira (30), foi prorrogado por instrução normativa publicada ontem no Diário Oficial da União. Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, o adiamento foi para reduzir a possibilidade de contágio por coronavírus.
» Estão abertas até o dia 13 de outubro, as inscrições para o edital de cadastramento dos espaços artísticos e culturais de Maceió que deverão ser beneficiados pelos subsídios mensais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
» A chamada pública é voltada aos equipamentos culturais mantidos por MEIs, microempresas, pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias, além de pontos de cultura
» As atividades presenciais nas Salas do Empreendedor de Maceió foram retomadas ontem, apenas por agendamento. Todos os serviços oferecidos pelas salas continuarão disponíveis também de forma remota, por telefone, e-mail e whatsapp.