loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01102020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O episódio da venda da Casal acontecido ontem na Bolsa de Valores de São Paulo foi digno de figurar na história de Alagoas. Como num passe de mágica, o governador convocou o presidente do Tribunal de Justiça para assumir o cargo, viajou para São Paulo e aguardou, antes da posse de Tutmés Airan, uma decisão limitar que suspendeu outra liminar da desembargadora Elisabeth Carvalho, que havia suspendido o processo licitatório por suspeita de irregulares.

Com isso, o leilão pôde ser realizado sem surpresas, e a empresa BRK Ambiental venceu o certame e vai assumir os serviços de treze municípios a partir do próximo ano.

O que impressionou nessa confusão toda foi a velocidade como a Justiça se comportou, enquanto outras ações dormem nas gavetas da burocracia durante anos.

THE FLASH

O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, demonstrou ser possuidor de um grande preparo físico. Em poucas horas, cassou uma liminar da desembargadora Elisabeth Carvalho, que viu irregularidades no processo de venda da Casal e, rapidamente, assumiu interinamente o governo de Alagoas. Agilidade para ninguém botar defeito.

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

A queda de braço entre o governador Renan Filho e o vice-governador, Luciano Barbosa, segue produzido um rastro de destruição político. Além dos recentes acontecimentos em Arapiraca, Barbosa sofreu mais uma baixa na sua estrutura política na gestão do governo de Alagoas. Sua ex-esposa Candice Vasconcelos foi demitida dos quadros do governo. Apesar da reação do governo, Luciano vem encontrando um expressivo apoio a sua candidatura pelas ruas de Arapiraca.

ARRASTÃO

Como já estava previsto, o governador Renan Filho não deixou por menos o imbróglio com seu vice e demitiu todos os comissionados da Educação e da vice-governadoria, demonstrando que o rompimento político é pra valer e sem volta.

PRISÃO

Insatisfeito com o tratamento que vem recebendo do governo, o Sindicato dos Policiais Civis fez um protesto e pediu a prisão do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques. Tudo isso porque, de acordo com o sindicato, ele descumpriu decisão judicial sobre a implantação da compensação pelo aumento de carga horária dos policiais.

MASSACRE

O Sindicato dos Policiais Civis não vai ter alternativa a não ser fazer uma paralisação total em todo o estado de Alagoas, pelo não cumprimento há quase um ano das reivindicações acordadas, afirma o presidente Ricardo Nazário. A história de que a Secretaria de Planejamento está estudando o assunto é conversa pra boi dormir, dizem lideranças do Sindpol.

SEM SEGURANÇA

Para as lideranças policiais, o alagoano está sem segurança, já que cerca de mil policiais não são suficientes para garantir a sociedade em todo o estado, nem cumprir os mandados judiciais. Sem concurso público, melhorias de trabalho e salários dignos, não há como se ter uma segurança eficiente, dizem eles.

SEM PROVAS

A chefe da Lava Jato na Procuradoria Geral da República, Lindôra Araújo, reconheceu a inexistência de fatos probatórios e pediu ao Supremo Tribunal Federal para rejeitar uma denúncia da própria PGR contra o deputado Arthur Lira. E mais: pediu o arquivamento do processo.

» Termina no sábado (3) o prazo de cadastramento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) interessadas em receber auxílio do Governo Federal no valor de R$ 160 milhões

» Segundo o Ministério da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos, mais de 2 mil instituições já foram cadastradas, mas nem todas estão com as informações em dia.

» O Brasil registrou 876 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 143.886 óbitos desde o começo da pandemia.

» Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias foi de 689, uma variação de -12% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 8º dia seguido que o país apresenta média móvel abaixo de 700.

Relacionadas