loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 14/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN03102020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O grande fato político de 2020 foi, sem dúvida, o embate entre a família Calheiros e o vice-governador Luciano Barbosa, torpedeado pelo Diretório Regional do MDB para não se habilitar numa candidatura a prefeito de Arapiraca.

A legítima aspiração de Luciano em se candidatar nas eleições deste ano encontrou resistência do senador Renan e do governador Renan Filho, que tinha, na algibeira, outros projetos para o segundo maior município de Alagoas.

Sem se dobrar aos caprichos dos caciques do partido, Luciano foi à luta com o apoio da grande maioria da população, que espera dar o troco nas eleições de 15 de novembro.

INUSITADO

Judicializar uma candidatura, no caso de Luciano Barbosa, para impedi-lo de concorrer às eleições foi uma ação exatamente contra o que sempre pregou o senador Renan Calheiros e o próprio MDB. Apoiadores e advogados do vice-governador acreditam que a candidatura de Barbosa será mantida pelo TRE, já que foi criada dentro das exigências legais.

MÁGOA

Quem acompanha os passos do vice-governador Luciano Barbosa, que sempre prestou relevantes serviços ao MDB e à família Calheiros, afirmam que o caminho é sem volta e o rompimento político é para sempre. A queda de braço destrói uma das maiores alianças políticas dos últimos anos, e o reflexo deverá acontecer nas próximas eleições e em 2022.

DISPUTA

O resultado das eleições municipais em Arapiraca, vai permitir se fazer uma previsão para as eleições de 2022. Os aliados de Luciano Barbosa querem mostrar quem terá mais força eleitoral na região. Se ele, de sua terra natal, ou a família Calheiros.

TRANSFORMAÇÃO

Ao virar o disco e judicializar a candidatura de Luciano Barbosa, o MDB parece apostar na transformação de Arapiraca numa Murici, que detém, até agora, um dos piores índices de desenvolvimento social de Alagoas e do Brasil. Isso é o que não podemos permitir, diz uma das lideranças políticas da região.

ACABOU

Para pessoas ligadas a Luciano Barbosa, a vida fácil política em Arapiraca para os Calheiros acabou. Agora, afirmam elas, é uma nova fase, e o povo da região vai mostrar quem tem realmente prestígio.

SAI OU FICA?

Um acordo nacional firmado entre o PSB de JHC e o Democracia Cristã (DC) afastou de cena o candidato a prefeito Cícero Almeida. Entre outras acusações, o ex-prefeito de Maceió diz que foi traído e relembrou outros fatos na sua carreira política quando recebeu o mesmo tratamento quando era do PSD. Agora, ele diz que manterá a candidatura.

SOB PRESSÃO

Enquanto isso, em Maceió, o governo do Estado, segundo informações de bastidores, programa uma “ação voluntária” dos que exercem cargos comissionados para levantar a candidatura de Alfredo Gaspar, sob pena, naturalmente, de perderem os seus empregos.

NA FRENTE

A reação do governo que está para acontecer se deu em face do candidato Davi Filho, do Progressista, dar um banho de adesivação logo no início da semana, demonstrando força na composição política e obtendo o maior tempo no Guia Eleitoral.

CARÊNCIA

É impressionante, mas Maceió que possui em torno de 200 mil bicicletas que são utilizadas todos os dias por trabalhadores informais, atletas e outros segmentos da sociedade.

» É ver para crer. Até para fechar um hospital o governador Renan Filho faz uma solenidade pública, como foi o caso da unidade do Centro de Convenções, mas disse que continua atento à saúde e à pandemia, embora, como ele mesmo disse, os equipamentos serão doados para hospitais no interior do Estado.

» A fase é ruim. Esta semana, vereadores, prefeitos e até governador do MDB foram alvos de investigação na Operação Raio-X, suspeitos de desviarem recursos da Saúde que chegam até a R$ 1 bilhão.

» Pesquisas que circulam por aí mostram que o índice de rejeição de autoridades públicas em Maceió aumenta a cada dia, depois de uma dobradinha que ninguém apostava que iria acontecer.

Relacionadas