app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN08102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 08/10/2020 - Matéria atualizada em 08/10/2020 às 06h00

Sem cumprir com os protocolos sanitários e muito menos com o decreto do governo do Estado, precisou o juiz Josemir Pereira de Souza, da 54ª Zona Eleitoral, jogar duro contra os candidatos e determinar o uso de máscaras e o fim das aglomerações.

Se essa medida judicial vai solucionar o problema para evitar que mais pessoas sejam infectadas pelo coronavírus, é outra história, mas pelo menos deverá exercer uma maior vigilância por parte dos órgãos de segurança, para agir conforme determina a lei.

Candidatos sem proteção individual, abraços, promessas e outras coisas que só acontecem em época de campanha política, é um dos desafios da Justiça Eleitoral.


QUASE IMPOSSÍVEL

Evitar aglomerações em comícios, carreatas, passeatas, caminhadas e distribuição de adesivos e afixação e cartazes em Maceió e no interior, só com um contingente policial digno de um filme de guerra. Ninguém obedece às recomendações e pouco estão se importando com a proliferação da Covid-19, pandemia que estava sendo bem administrada nas últimas semanas no Estado.


PUNIÇÃO

Para evitar as aglomerações ou pelo menos diminuí-las será necessário o Judiciário atuar com muito rigor, punindo exemplarmente candidatos e populares que insistem em não cumprir com a lei.


AUMENTANDO

O afrouxamento das medidas sanitárias, demonstra que Alagoas sai da faixa azul onde se encontravam com certo conforto e volta para a amarela, que indica estabilidade. É o sinal de que o coronavírus ainda atua com bastante facilidade junto à população.


MEIA-VOLTA

Pelo menos nas últimas 72 horas o governador Renan Filho evitou postar lives nas redes sociais, principalmente aquelas que traduzem a mentira e o engodo junto à população. Obrigado a retirar vídeo no seu Instagram que foi considerado como fake news pela justiça eleitoral, o governador agora estuda outras fórmulas para tentar induzir o eleitorado a votar no seu candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça.


PACTO

A OAB Alagoas lançou ontem, de forma virtual, o Pacto por Maceió. Idealizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, Pró-Reitoria de Extensão da UFAL- PROEX e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa - Fundepes, o projeto que já conta com oito instituições, visa estudar e propor melhorias urbanas para Maceió.


PACTO 2

O Pacto por Maceió conta com outras nove instituições que aceitaram o convite para fazerem parte do projeto. São elas: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Instituto Federal de Alagoas, o Centro Universitário Unit, Centro Universitário Cesmac, Universidade Nassau, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas.


AULAS

O Ministério da Educação apresentou ontem o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro.


AULAS 2

O guia reúne normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas a serem observadas para um retorno seguro. A decisão de retorno às aulas é exclusiva de estados e municípios.


» Previsto para começar a operar em novembro, o PIX, sistema criado pelo Banco Central que vai permitir transações quase instantâneas, já vem sendo usado por golpistas contra os consumidores.

» Criminosos estão se aproveitando desse movimento para obter informações sigilosas e senhas, enganando os consumidores ao fazê-los se cadastrarem em um site falso. O cadastro verdadeiro deve ser feito no aplicativo do próprio banco.

» A diretoria da Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (7), a nova norma sobre rótulo nutricional de alimentos embalados.

» A medida dá mais clareza e legibilidade às informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos e auxilia o consumidor.

Mais matérias
desta edição