app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/10/2020 - Matéria atualizada em 15/10/2020 às 22h06

MUITO POUCO

Para alguns especialistas em análises políticas, a consulta feita por institutos de pesquisas com muito pouco eleitor com relação ao número de votantes na capital não representa, sequer, alguns poucos pontos dos entrevistados. E isso, naturalmente, favorece quem tem insistido em dizer sempre que está à frente dos outros concorrentes.


TIRA-TEIMA

Alguns candidatos já estão dispostos a contratar institutos independentes para fazer uma avaliação mais segura, como era feita normalmente durante as outras campanhas eleitorais. Com um número muito maior de entrevistados e avaliação por regiões, se pode ter, no início da campanha, uma noção da tendência do eleitorado na capital.


PREMATURO

O que se deve observar é que se dá a impressão de existir uma ação orquestrada para polarizar as eleições de Maceió, tirando a oportunidade de outros concorrentes, que começam agora a disparar na vontade popular. É por isso mesmo que a Justiça Eleitoral deve ficar atenta a possíveis manobras, o que viria a dificultar o processo democrático eleitoral.


PARA REFLEXÃO

Nas pesquisas, entretanto, se verifica que, embora o candidato do Progressista, Davi Davino, seja pouco conhecido - performance que deverá melhorar com sua participação no Guia Eleitoral -, sua rejeição é a menor entre os potenciais candidatos, o que pode levá-lo a competir com igualdade de condições com JHC e Alfredo Gaspar.


AMPLA CONSULTA

Passados os momentos de apresentação dos candidatos no Guia Eleitoral no final de semana, já se pode dizer quem avançou nas pesquisas e quais as possibilidades de cada um nesse processo eleitoral. Isso, porém, requer que arguições sejam feitas com um número muito maior de eleitores e que se inclua nas perguntas aos entrevistados assuntos que eles têm passado a conviver na sua comunidade na luta diária pela sobrevivência.


HABILITAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem, com vetos, a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro, informou a Secretaria-Geral da Presidência. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade e o número de pontos da carteira de habilitação


ENEM

O Ministério da Educação adiou para janeiro de 2021 a exigência de que participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tenham nota igual ou superior a 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A exigência deveria entrar em vigor já neste ano. Até então, não havia exigência de nota mínima na redação do Enem.


» Representantes legais de espaços, equipamentos e empresas culturais que estão com dificuldade em realizar a inscrição no edital lançado dia 28 de setembro, pela Fmac, terão suporte garantido para esclarecer todas as suas dúvidas.

» Nesta quinta-feira (15), uma equipe do órgão estará online, a partir das 14h, para tirar dúvidas sobre o preenchimento do cadastro.

» O último Decreto Municipal com medidas preventivas e de combate ao coronavírus liberou a utilização, venda de créditos e o recadastramento do Cartão Bem Legal Escolar para os estudantes de clínicas-escolas das Instituições de Ensino Superior (IES) e das escolas técnicas que estão situadas em Maceió.

Mais matérias
desta edição