app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN16102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/10/2020 - Matéria atualizada em 16/10/2020 às 04h00

O candidato do governador Renan Filho, Alfredo Gaspar de Mendonça, parece não andar muito satisfeito com o seu vice, Tácio Melo, do Podemos, e indicado também pelo prefeito Rui Palmeira.

Nos noticiários, até então nos comícios e encontros com lideranças políticas na capital, Gaspar tem feito críticas sutis à administração de Rui, quando tem afirmado que seu maior desejo é o de mudar Maceió. Se ele pensa assim, fica evidente de que, no seu entendimento, o prefeito não realizou um trabalho prometido e que a população esperava.

Se tem na sua chapa ninguém menos de que Tácio, candidatura avalizada pelo prefeito Rui Palmeira, como ele pretende dessa forma mudar Maceió?


SEGURO-MAMATA

Alguns agentes públicos em diversos municípios no interior do Estado parece que ainda não se deram conta de que a onda de corrupção com dinheiro público está acabando. Em diversas operações policiais, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e uma prisão por manobras com o seguro-desemprego, que aumentou consideravelmente com a pandemia do coronavírus.


OS ALVOS

Nos 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Alagoas, foram visitados pela Polícia Federal os municípios de Coruripe, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maceió, Anadia, Boca da Mata, Atalaia, Limoeiro de Anadia e Maribondo.


ENVOLVIDOS

O resultado da operação, só depois, com a divulgação dos nomes dos acusados, que serão indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato e, também, estelionato. As penas, somadas para cada um deles, chegam até 37 anos de reclusão.


DINHEIRO VIVO

O fato mais importante aconteceu na cidade de Arapiraca, onde a PF encontrou na residência de uma servidora pública a bagatela de R$ 500 mil acondicionadas em uma mala, cuja identidade da acusada ainda não foi revelada pelas autoridades.


MINERAÇÃO

Um dos assuntos que também deverá começar a ser explorado pelos candidatos é o que fala sobre a catástrofe que recaiu sobre os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Eles devem apresentar sugestões, defender a solução do pagamento das indenizações por parte da Braskem que ainda falta e encontrar alternativas práticas para que os bairros atingidos pela mineração sejam revitalizados. Se irão cumprir as promessas, isso é outra história.


MINERAÇÃO 2

Estudos recentes apresentados pela Braskem apontaram, após análise da Defesa Civil, a necessidade de alteração da classificação quanto à criticidade de cerca de 2.200 imóveis situados no bairro do Bebedouro, incluindo parte da região do Flexal de Baixo. Os estudos foram compartilhados com a Defesa Civil do Município, Defesa Civil Nacional e CPRM, na medida em que foi solicitada a devida atualização do Mapa de Setorização, considerando todo o cenário apresentado.


DIGITAL

O número de serviços públicos transformados em digitais superou a marca de mil desde janeiro de 2019, divulgou ontem o Ministério da Economia. A pasta adiantou a meta, originalmente prevista para o fim deste ano. O portal gov.br oferece 3.901 serviços públicos, dos quais 2.412 (61,8%) são totalmente digitalizados. A página oferece 610 serviços (15,6%) parcialmente digitalizados.


» A Capes, fundação vinculada ao MEC, está oferecendo cinco novos cursos gratuitos para professores da educação básica e estudantes de licenciatura de todo o país.

» Estão sendo oferecidas 300 mil vagas para os seguintes cursos: Como Produzir Videoaulas; Mediação em Ensino à Distância-EaD ; Desenho Didático para o Ensino On-Line; Multimeios em Educação e Psicologia na Educação, ambos com 60 horas de duração.

» Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou ontem uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pedindo que o governo federal compre a primeira vacina contra Covid-19 que ficar pronta e for aprovada pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mais matérias
desta edição