app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/10/2020 - Matéria atualizada em 17/10/2020 às 04h00

O candidato do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira, Alfredo Gaspar de Mendonça, usa agora o Guia Eleitoral para reviver épocas passadas quando foi secretário de Segurança Pública. Com o slogan “Pulso Firme”, o candidato parece se confundir entre operações policiais que realizou quando assumiu a missão, com a prefeitura de Maceió.

Gaspar deveria, antes de tentar levar à população seu currículo policialesco, focar nas alternativas para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses, que já estão cansados de operações policiais que atingiram até o governo de Renan Filho, a quem ele serviu.

Revitalizar o Riacho do Salgadinho, expandir as obras de saneamento, melhorar a educação e saúde com certeza são as prioridades que a população precisa e exige de todos os candidatos.


GAZETA/IBRAPE

A Gazetaweb estará divulgando, logo nas primeiras horas desta segunda-feira, mais uma pesquisa com vistas às eleições municipais de 15 de novembro. Numa parceria com o Ibrape e registrada no Tribunal Regional Eleitoral, a Gazeta mostrará em primeira mão como está o desempenho dos candidatos a prefeito e a vereador em Maceió. A pesquisa também será divulgada no Ministério do Povo da 98,3, sob o comando do radialista Rogério Costa, e nos telejornais da TV Gazeta e TV Mar.


SABATINA NA TV MAR

A TV Mar também vai realizar, a partir desta segunda-feira, a sabatina com os candidatos a prefeito de Maceió. Numa programação inédita e que por certo atrairá o eleitorado maceioense, a TV Mar estabeleceu algumas regras, como, por exemplo, uma entrevista entre 20 a 25 minutos com os candidatos dentro da programação do Ministério do Povo, comandado pelo radialista Rogério Costa.


USO DA MÁQUINA

O Ministério Público Eleitoral deve apertar o cerco com candidatos que aparentemente têm informações privilegiadas. É o caso, por exemplo, de Alfredo Gaspar, que, na semana passada, se antecipou ao protocolo que seria divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado para anunciar medidas preventivas com relação a caminhadas, comícios e aglomerações sem o devido distanciamento exigido.


DISTANTE

As próximas pesquisas eleitorais que serão realizadas pelo Ibope até dias antes da realização das eleições de 15 de novembro vão revelar com maior segurança quais os candidatos que realmente irão para o segundo turno. No momento, a população ainda não tem uma opinião formada, e isso deve acontecer à medida que se aproximam as eleições e as mensagens dos candidatos sejam assimiladas pelo eleitorado.


NÚMERO MAIOR

Um dos questionamentos que estão sendo feitos pelos candidatos é a norma utilizada pelos institutos de pesquisas que reduzem o número das consultas públicas e não distribuem as regiões como deveriam ser. Aleatoriamente, mas com o uso de telefones pós-pagos, a consulta é realizada sem alcançar regiões mais pobres na periferia da cidade. E isso exclui grande parte da população a opinar sobre as eleições de 15 de novembro.


EXPECTATIVA

É grande a expectativa sobre as novas pesquisas de intenção de voto que já estão no forno. Com novas metodologias e abrangendo outros raios de ação, as pesquisas vão indicar, mais uma vez, quem está com chances de disputar o segundo turno na capital alagoana. JHC e Alfredo Gaspar de Mendonça, seguido de Davi Davino Filho, estão entre os candidatos com mais possibilidade de êxito nesta campanha eleitoral.


» O candidato a prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa ganhou o primeiro round na justiça eleitoral daquele município e continua firme na sua candidatura.

» O mapa de Setorização da Danos nas regiões atingidas pela mineração da Braskem pode sofrer alterações nos próximos dias, com a inclusão de novas residências

. » A parte do Flexal de Baixo, em Bebedouro, também pode ser incluída, o que consideraria sua inserção na área crítica identificada pelos órgãos ambientais.

» O candidato Davi Davino Filho considerou “oportunismo eleitoral” de Alfredo Gaspar e JHC sobre a tragédia do Pinheiro. Ele acha que governo e prefeitura abandonaram a região.

Mais matérias
desta edição