app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN21102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/10/2020 - Matéria atualizada em 21/10/2020 às 06h00

Já era previsível, até mesmo pelos próprios aliados, que o prefeito Rui Palmeira iria ser o alvo preferido nesta campanha eleitoral. Começou, é claro, pelo seu próprio candidato, Alfredo Gaspar, que tem dito insistentemente que precisa “mudar Maceió”.

Com pouco mais de dois meses de mandato para esperar 2022, Rui Palmeira está sendo bombardeado por todos os lados. No Guia eleitoral, eles reclamam de que ninguém do seu grupo defende projetos que foram realizados e os avanços na saúde, educação e obras que vão permitir maior mobilidade urbana para os maceioenses. Fica comprovado, assim, que fim de mandato é um problema para todos os políticos, inclusive para o prefeito de Maceió.


FOGO CRUZADO

O candidato do PMN, Corintho Campelo, abriu fogo na entrevista de ontem na TV Mar, engrossou a voz contra adversários e aproveitou para fazer algumas denúncias comprometedoras. A reação do candidato é própria de quem precisa alçar voo nesta campanha política e sentir o que pensa o eleitorado nas próximas pesquisas de opinião.


POUCAS ESPERANÇAS

Mesmo que tenha havido um acordão entre os moradores do bairro do Pinheiro e adjacências com a Braskem, o sentimento é de abandono. Muitos deles assinaram documentos entregando seus imóveis para a empresa, mas não sabem quando e quanto irão receber as indenizações. O clima de revolta aumenta em toda a região atingida pela irresponsável mineração.


MINAS VAZIAS

Entre as denúncias contra a Braskem, circula a de que algumas minas que estão provocando fissuras e rachaduras na área até agora não foram preenchidas, o que levar ao temor de outras regiões, aos poucos, sejam atingidas. Parte do bairro do Farol, seguindo para a Avenida Fernandes Lima, já sente os efeitos dos problemas geológicos.


Crescendo

Com a vitória na justiça de primeira instância em Arapiraca, em decisão da juíza Ana Raquel sobre as impugnações de sua candidatura, Luciano Barbosa vai arregimentando mais aliados e desponta como o candidato preferido do eleitorado local. Indiferente à perseguição que tem sofrido da família Calheiros, o vice-governador espera dar o troco nas urnas no dia 15 de novembro.


GOLPE

A OAB Alagoas informa que há um golpista entrando em contato com integrantes da advocacia alagoana para convidar para uma live com o presidente Nivaldo Barbosa. Ele se apresenta como assessor de Barbosa. O golpista, então, solicita um e-mail para o envio do convite por meio de um link.


GOLPE 2

A OAB Alagoas reforça que os contatos são realizados por meio de telefones e e-mails oficiais da instituição e que, convites dessa natureza são formalizados pessoalmente pelo presidente Nivaldo Barbosa Jr, que já tomou para identificar o autor do golpe.


PRISÕES

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por unanimidade, conceder prisão domiciliar a presos preventivos que sejam os únicos responsáveis pelos cuidados de crianças menores de 12 anos e de pessoas com deficiência. Cada caso será julgado individualmente. Na prática, a decisão estende aos homens em prisão preventiva (sem condenação definitiva) o benefício que já tinha sido autorizado, em 2018, às presas grávidas ou mães de crianças menores de 12 anos ou com deficiência. O novo entendimento também pode beneficiar outros presos.


» O MEC discute novas formas de avaliar o ensino superior e pretende reformular as regras para melhorar a qualidade dos cursos de graduação no País.

» Uma revisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) está sendo debatida internamente e junto a fóruns como o Conselho Nacional de Educação (CNE). “A lei do Sinaes é de 2004. » Os alunos da rede de ensino de Maceió estão sendo atendidos com audioaulas para todos os níveis de ensino ofertados pela Semed.

» A medida é uma forma de suprir o afastamento das aulas presenciais, devido ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. O material didático é produzido diariamente pelas equipes técnica e pedagógica da Secretaria.

Mais matérias
desta edição