app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN22102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 22/10/2020 - Matéria atualizada em 22/10/2020 às 04h00

O monstrengo construído pelo governo do Estado no bairro de Jacarecica, no início do projeto visionário do governador Renan Filho, só tem trazido prejuízos, aborrecimentos e constrangimentos para os moradores da região e pelos proprietários de veículos que por ali transitam.

Com engarrafamentos intermináveis e que passou a ser rotina na vida dos maceioenses e turistas de outros estados por causa da construção de um viaduto mal projetado, a obra eleitoreira parece não sair do lugar, nem deixa perspectivas de quando vai terminar. Obra própria de um governo que pouco está se lixando para sua população.


DE FORA

Servidores do Departamento de Estradas de Rodagem fazem questão de dizer, nos bastidores, que o órgão não tem nada a ver com isso e muito menos com o desastrado projeto da duplicação da Al-101 Norte. Ou seja, o governo preferiu contratar empresa de fora do que aproveitar a competência do DER, que sempre foi o responsável por outras obras em Maceió e no interior do Estado.


ABSURDO

A paralisação de pelo menos 30 mil inquéritos sem mão de obra para resolvê-los é uma demonstração de que o governo do Estado pouco está se lixando com sua população. São milhares de famílias que perderam seus parentes de forma brutal, mas o governo faz de conta de que não tem nada com isso. Sem agentes, escrivães e delegados, a segurança pública vai de mal a pior.


RETROCESSO

Para quem dar como exemplo uma segurança primorosa durante sua gestão como secretário, o candidato Alfredo Gaspar de Mendonça deve estar constrangido com o abandono do governo com relação à Polícia Civil. Como ele deixa transparecer que a segurança na sua época servia de exemplo para outras unidades da Federação, a situação atual é exatamente o contrário do que ele vem dizendo no Guia Eleitoral.


RETORNO PARCIAL

O governo resolveu autorizar o retorno das aulas presenciais para adultos a partir da próxima segunda-feira, mas ainda não tem data para que crianças voltem às escolas. Se depender dos pais dos alunos, aulas só no próximo ano. Mesmo com um controle parcial da pandemia em Alagoas, ainda há risco de contaminação.


ESTUDOS

Na classificação dos que passaram menos tempo por dia estudando, os estudantes alagoanos com idade entre 15 e 29 anos ocupam o 4° lugar nacional e o 1° entre os estados do Nordeste. Os dados são do último mês de agosto. Foram 51 minutos diários, segundo os dados revelados na pesquisa Tempo para Escola na Pandemia, da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social), que analisou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


ESTUDOS 2

Outro dado importante revelado na pesquisa é que os estudantes alagoanos entre 6 e 15 anos, que são das classes econômicas A e B, ocupam o 1° lugar nacional de tempo diário de estudo entre os que estão nessa faixa etária e social. De acordo com a pesquisa, as crianças e adolescentes ricas de Alagoas passaram 3h55min, por dia, estudando, no mês de agosto. Em julho eram 3h41 min


VISITAS

As visitais aos reeducandos do sistema prisional de Alagoas voltam a ser presenciais a partir do dia 15 de novembro, de acordo com a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O retorno será gradativo e segue as medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. Será liberado apenas um visitante por preso a cada 30 dias.


» Em meio à polêmica sobre qual vacina contra Covid será adquirida pelo governo, a direção da Anvisa afirmou ontem que a análise de vacinas contra o novo coronavírus será técnica, independentemente do laboratório e do país de origem do tratamento.

» Segundo a Anvisa, a análise de qualquer vacina será realizada de acordo com os parâmetros científicos e técnicos definidos neste procedimento. A agência analisa a segurança da substância e sua eficácia.

» A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, de outubro de 2019 até outubro deste ano, foram arrecadados R$ 35 milhões com a venda de bens dos traficantes em 94 pregões.

Mais matérias
desta edição