app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN23102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 23/10/2020 - Matéria atualizada em 23/10/2020 às 04h00

Aliados do prefeito Rui Palmeira têm confidenciado nos últimos dias de que sua aliança política com o governador Renan Filho foi a pior coisa que poderia ter acontecido neste momento. Além de não confiarem um no outro, as velhas sequelas de campanhas anteriores dificilmente vão se apagar ao longo do tempo.

Ao se analisar por esse prisma, eles estão junto neste momento apenas por conveniência política, já que Rui estaria fora de qualquer plano da família Calheiros, principalmente nas eleições de 2022. O prefeito sabe que, depois das eleições de novembro, vai ter que procurar outra companhia, se é que pretenda disputar algum mandato futuramente.


INSISTÊNCIA

Mesmo continuando a fazer visitas na periferia de Maceió, o candidato a prefeito Cícero Almeida, do Democracia Cristã, se afasta cada vez mais da possibilidade de disputar o cargo com os seus outros três adversários. Se fosse pela vontade do diretório do DC, Almeida já estaria longe da disputa, depois do resultado da última pesquisa do Ibrape registrada no Tribunal Regional Eleitoral.


AGONIA

Dezenas de pacientes com necessidade de se submeterem a cirurgias ortopédicas se amontoam nos corredores do Hospital Geral do Estado até agora sem perspectiva nenhuma. É o descaso do Estado, que tem a obrigação de encontrar soluções em outras unidades hospitalares para resolver o caso, mas parece indiferente ao clamor das famílias dos pacientes internados.


PRESSÃO

Os principais candidatos a prefeito de Maceió aceleram suas visitas na periferia da cidade e usam o Guia Eleitoral para convencer cerca de 27% do eleitorado que ainda não decidiram em quem votar. Os candidatos apostam na visibilidade nos órgãos de comunicação para tentar subir nas pesquisas e tentar participar de um segundo turno já previsível.


IBOPE

É esperada para esta sexta-feira a divulgação de nova pesquisa do Ibope sobre os candidatos à prefeito de Maceió. Dependendo do resultado, a pesquisa pode estimular ou desestimular muitos pretendentes à sucessão de Rui Palmeira. Até o dia 15 de novembro, inclusive, pode acontecer desistência de candidatos.


AULAS

O decreto que autoriza a retomada das atividades de ensino presenciais para adultos (maiores de dezoito anos) nas instituições e escolas de Alagoas, estabelece que será necessário implantar um protocolo sanitário que será publicado por meio de portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aprovado pelos órgãos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).


AULAS 2

Na próxima segunda-feira (26), as instituições que ofertam cursos livres, como escolas de idiomas, de informática, cursos preparatórios e de capacitação profissional, bem como da rede de ensino superior (público e privado) estão liberadas para funcionar de forma presencial, mas vai caber a cada uma delas a data de reabertura.


AULAS 3

O decreto recomenda, ainda, que sejam priorizadas as aulas por meio virtual e faculta o retorno às atividades presenciais aos profissionais da área da educação que se encontram no grupo de risco. estão autorizadas as aulas coletivas esportivas e de ginástica para os adultos.


» A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, neste sábado (24) 64 postos para a vacinação destes animais domésticos dos 1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários.

» No sábado seguinte (31), a vacinação acontecerá nos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários e os locais serão divulgados na próxima semana. Já a etapa rural em Maceió acontecerá de 26 a 30 de outubro.

» Mais de 100 bens móveis, veículos recuperáveis e sucatas devem ser leiloados pela Prefeitura de Maceió.

» O leilão será realizado no dia 6 de novembro, a partir das 10h, na Agência de Leilões Freire, no bairro Tabuleiro do Pinto em Rio Largo, e também pelo endereço eletrônico www.leiloesfreire.com.br

Mais matérias
desta edição