app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/10/2020 - Matéria atualizada em 27/10/2020 às 06h00

A dispensa do marqueteiro Adriano Gheres pela cúpula da campanha de Alfredo Gaspar já vinha se desenhando havia algum tempo, desde quando o candidato discutiu asperamente com o marqueteiro sobre os programas do Guia Eleitoral.

Como era um assunto delicado por ele ter sido indicado pelo governador Renan Filho, a resistência na cúpula que comanda a campanha era grande. Ocorre que, com Gaspar despencando nas pesquisas de opinião, não restou alternativa a não ser afastar Gehres, mesmo contrariando o governador, que utilizou o profissional em outros embates políticos, com sucesso.

Contrariado, mas sem passar recibo, o governador, conforme confidências de pessoas próximas a ele, adotou uma postura de Pôncio Pilatos: lavou as mãos e prefere não dar mais palpite sobre os programas restantes no Guia Eleitoral.


REBATE DENÚNCIAS

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, negou que esteja angariando recursos com empresários do trade turístico de Alagoas para a campanha do candidato do governo à Prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar.


ESQUENTOU O TEMPO

Durante as gravações do programa eleitoral de Alfredo Gaspar no interior da produtora, discutia-se muito sobre a aparição do candidato sem o entusiasmo exigido num embate majoritário. Ele se apresentava sem entusiasmo, discreto, defendendo projetos que não passavam a menor credibilidade para a população. Sem perder muito tempo, a decisão foi de afastar imediatamente a equipe de marketing para o caldo não entornar de vez.


DIVIDIDO

Enquanto seguidores do governador defendiam a permanência de Adriano Gehres na campanha, outros pediam a cabeça do marqueteiro. O problema, agora, é saber quem vai bancar uma nova equipe para tentar salvar Alfredo Gaspar, que entrou em parafuso conforme as últimas pesquisas de opinião do Ibrape e do Ibope, registradas no Tribunal Regional Eleitoral.


APELAÇÃO

A novidade no final de semana em Maceió foi a presença do conhecido blogueiro “Luisão Dona trampi”, o qual, abertamente, em companhia do governador e assessores, pedia votos para o candidato oficial de Renan Filho e Rui Palmeira, Alfredo Gaspar. Hospedado em um hotel quatro estrelas na orla marítima – ninguém sabe quem pagou -, Luisão ainda teve direito a uma saborosa feijoada na parte alta da cidade. Acompanhado, é claro, de Renan Filho e do próprio Gaspar.


INDEFERIDOS

Com a maior parte dos pedidos de registro de candidaturas julgados pela Justiça Eleitoral até esta segunda-feira (26), mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida. Se forem somados os falecimentos e as renúncias, o número de candidatos inaptos supera os 16,5 mil. A maior parte, no entanto, cerca de 10,6 mil casos, é formada por candidatos que não poderão concorrer porque não atenderam a algum requisito legal.


INDEFERIDOS 2

Os candidatos inaptos representam cerca de 2,9% do total de casos analisados, um percentual, por enquanto, menor que o registrado em 2016 (3,4%). O prazo final para a conclusão dos julgamentos termina nesta segunda. Mas 112 mil pedidos ainda aguardam parecer da Justiça Eleitoral. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o principal motivo das cassações ou indeferimentos é a “ausência de requisito de registro”, com 75,9%. Como uma única candidatura pode ser barrada por mais de um motivo, o número total supera o de candidatos indeferidos.


» Os ventos devem ficar mais fortes até esta terça-feira (27) nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco de Alagoas. De acordo com a Sala de Alerta da Semarh, o estado pode ser atingido por rajadas que chegam a 60km/h.

» O alerta ainda reforça a necessidade de atenção especial para quedas de árvores, placas e objetos que podem vir a atingir as redes elétricas nas regiões citadas.

» A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), disponibilizou, nesta segunda-feira (26), uma plataforma digital que reúne os protocolos sanitários para a prática de modalidades esportivas coletivas, inclusive as que tenham contato físico direto.

Mais matérias
desta edição