app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN28102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 28/10/2020 - Matéria atualizada em 28/10/2020 às 04h00

O governo do Estado lamenta, nos bastidores, a indicação de Alfredo Gaspar de Mendonça como seu candidato oficial, já que a campanha não tem perspectiva de maior crescimento. Com JHC na cola e Davi Davino surpreendendo nas pesquisas de opinião e se aproximando rapidamente dos dois, Gaspar se esforça, mas praticamente não sai do lugar.

Numa guerra travada nos bastidores com a equipe de marqueteiros que já foi substituída, mesmo contrariando o governador Renan Filho, Alfredo está na iminência de uma explosão. A insatisfação já foi revelada num encontro fechado, e a tendência é aumentar o estresse nas hostes governistas se não houver resultado nesta primeira semana do Guia Eleitoral.

Um programa com entusiasmo e que faça motivar o eleitorado é o principal desafio da nova equipe de comunicação de Gaspar.


LAVANDO AS MÃOS

Depois de a equipe de marqueteiros ser afastada, o governador Renan Filho, que sempre defendeu o trabalho de Adriano Gehres, deve lavar as mãos. Para pessoas ligadas ao Palácio República dos Palmares, o sentimento é de quem afastou a equipe de comunicação que assuma a responsabilidade, aumentando assim a crise deflagrada dias atrás.


PALANQUE

De uma forma ou de outra, os problemas provocados pela Braskem nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto serão o mote de campanha durante o Guia Eleitoral. Alguns, que poucos passaram por ali, continuam achando que, mesmo com discursos demagógicos de que os problemas serão resolvidos em pouco tempo, o tema vai empurrar candidatos a obterem um mandato.


JOGO DURO

No entendimento de Ricardo Barbosa, do PT, o candidato de Rui Palmeira e da família Calheiros tem uma grande parcela de culpa na negociação entre moradores que perderam suas casas e a Braskem, quando era procurador-geral de Justiça. E Gaspar precisa explicar isso direitinho aos milhares de vítimas da mineração, atira Ricardo Barbosa.


SANGRANDO

Com dificuldade de se distanciar de seus adversários por culpa do próprio seu desempenho na campanha, Alfredo Gaspar esperava contar com mais apoio dos seus padrinhos políticos. Mas não foi o que se viu até o momento, e o desespero começa a bater à porta do candidato protegido por Rui Palmeira e a família Calheiros.


HOMENAGEM

A Casa da Cultura que será inaugurada pela prefeitura de Traipu levará o nome do ex-secretário de Turismo daquele município José Valter Matos Palmeira, que foi assassinado com dois tiros na madrugada do dia 15 de maio de 2011. O prefeito Cavalcante disse que a construção da Casa da Cultura representa um compromisso com a história, com a cultura e com o desenvolvimento intelectual da população.


AULAS

O Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público Estadual cobrou ontem do governo do Estado informações sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de Alagoas. Argumentando que os decretos estaduais já autorizaram a reabertura de bares, restaurantes e centros de compras, a instituição quer saber como está o plano de retomada das aulas para as unidades de ensino em Maceió e no interior.


AULAS 2

No ofício enviado à Seduc, o promotor Lucas Saschida informou que a Comissão Permanente de Educação tem discutido, em cada estado, a volta dos alunos à sala de aula e, por consequência, em Alagoas a situação não é diferente.


» Como parte da segunda etapa da vacinação contra raiva, 66 postos estarão abertos no próximo sábado (31), das 8h às 17h, para imunizar cães e gatos no 5º,6º e 7º Distritos Sanitários de Maceió.

» Na primeira etapa, que aconteceu no último sábado (24), foram imunizados 14.131 gatos e 29.823 cães, totalizando 43.954 animais vacinados

» A Prefeitura de Maceió, por meio do Decreto 8.988, transferiu o feriado do Dia do Servidor, comemorado nesta quarta-feira (28), para a sexta-feira (30). A medida é válida para os órgãos municipais.

» O número de municípios com mais eleitores que habitantes aumentou na comparação com o cenário visto nas eleições de 2018. Desta vez são 493, 8,8% das cidades brasileiras.

Mais matérias
desta edição