app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN30102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/10/2020 - Matéria atualizada em 30/10/2020 às 04h00

Com uma série de embates que sempre travou com o servidor público estadual para não conseguir reajustes salariais, o governador Renan Filho surpreendeu a todos quando anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário exatamente para cinco dias antes das eleições de 15 de novembro.

Ou o governador foi tocado pela sensibilidade do além ou jogou pesado para levar vantagens nas próximas eleições, o que parece ser o mais provável. Para quem acompanha a indiferença do governador com os servidores durante todos esses anos, se percebe claramente que sua excelência quis tentar sensibilizar seus trabalhadores para favorecer o seu candidato a prefeito em Maceió.

Embora nada impeça de que o governo antecipe ou não seus compromissos financeiros, fica bastante claro que a intenção foge os padrões normais, inclusive nesta pandemia que está chegando ao fim.


SEM ESQUECER

A presença do candidato a vice na chapa de Alfredo Gaspar, Tácio Melo, presidente do diretório municipal do Podemos, tem causado desconforto nas pessoas mais próximas do Palácio. Aliados de Renan Filho ainda não conseguiram engolir os adjetivos vomitados por Melo durante a última campanha política.


RECOMENDAÇÃO

Nos bastidores do Palácio República dos Palmares, é de que os titulares das pastas “recomendem” aos seus servidores comissionados que devem dar a carga toda no candidato a prefeito, naturalmente sem deixar pistas. Por isso que tem crescido ultimamente o número de adesivos em veículos do candidato de Rui Palmeira e dos Calheiros.


PRESSÃO

O baú de denúncias está quase pronto e deve ser muito explorado na reta final da campanha para prefeito de Maceió. Os marqueteiros apostam no tudo ou nada para seus candidatos permanecerem na disputa do segundo turno, mesmo que isso possa custar problemas pessoais e políticos até o término da campanha.


MAL CUIDADA

O candidato a prefeito de Maceió pelo Patriota, Josan Leite, disse, entre outras coisas, que a Maternidade Santa Mônica está entregue ao descaso do governo. Além da falta de material de proteção individual, é comum o surgimento de escorpiões nas suas dependências.


DELEGACIA

Após inspeção da OAB/AL que flagrou internos em situações desumanas, como detidos em banheiros, na 4ª Delegacia Regional de Polícia em Arapiraca, a Delegacia Geral de Polícia Civil definiu que reformas serão feitas na estrutura do local, de forma emergencial. Segundo a polícia, os trabalhos começam na terça-feira (3), com levantamento dos materiais necessários.


DELEGACIA 2

As modificações propostas em planta baixa incluem reestruturação nas celas, que, agora, terão divisões internas, espaços adequados para a sala de atendimento da advocacia e outras melhorias estruturais que, segundo a OAB/AL, darão maior lisura ao funcionamento da delegacia para todos os usuários.


CONCURSO

O Tribunal de Justiça de Alagoas definiu as datas prováveis para as provas discursiva, de sentença cível e de sentença criminal, do concurso para ingresso na magistratura aberto com o Edital 02/2019. Elas vão ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2021. Iniciado em julho de 2019, o concurso foi suspenso provisoriamente, mas teve seu reinício autorizado por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no último dia 20. O certame oferece 20 vagas e é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).


» A defesa da mãe da menina Ana Beatriz Rodrigues, de 6 anos, que morreu após ser estuprada no município de Maravilha, no mês de agosto, entrou com um pedido de perdão judicial.

» Ana Lúcia da Silva se tornou réu pelo crime de abandono de incapaz em uma decisão penal ajuizada pelo Ministério Público e acolhida pelo juiz Leandro de Castro Folly, da Vara de Maravilha.

» Segundo a Adefal, pacientes em reabilitação estão sendo obrigados a abandonar seus tratamentos por causa da demora no processo de renovação dos créditos de gratuidade do Cartão Bem Legal.

» Devido à pandemia, os atendimentos diários oferecidos pela SMTT, que é o órgão responsável pelo cartão, foram reduzidos.

Mais matérias
desta edição