app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN31102020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 31/10/2020 - Matéria atualizada em 31/10/2020 às 04h00

Com dificuldades de explicar a estrada tortuosa em que se meteu o estado de Alagoas nos últimos anos, alvo de várias operações policiais por suspeita de corrupção, o candidato dos Calheiros e do prefeito Rui Palmeira, Alfredo Gaspar, perde tempo requentando episódios que, em épocas passadas, atingiram o Poder Legislativo.

Ele ainda não explicou por que não viabilizou uma indenização justa para os moradores do bairro do Pinheiro quando exercia o cargo de procurador-geral de Justiça e esqueceu propositadamente de fazer uma mea culpa sobre o estado de Alagoas, que bateu todos os recordes de operações policiais na vasta investigação sobre corrupção feita pela PF nos últimos anos.


RELEMBRANDO

Durante os dois mandatos de Renan Filho, as operações policiais se sucederam com uma rapidez impressionante. Primeiro foi a Operação Sucupira, desencadeada em 2017, num esquema descoberto que envolveu a Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas, o Itec, a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas, Arsal e a Agência de Modernização da Gestão de Processos, a Amgesp.


SEQUÊNCIA

Ainda na área policial, investigações chegaram até as secretarias de Educação e da Saúde com as operações Correlatos e Florence – Dama da Lâmpada. Na Correlatos, em 2017, a suspeita era de que o esquema pode ter movimentado mais de R$ 200 milhões e isso parece ter passado despercebido na época pelo atual candidato a prefeito, Alfredo Gaspar.


ESPELHO MEU

No desespero de querer contaminar seus adversários, o candidato de Renan Filho e Rui Palmeira parece não se lembrar que o alvo maior foi exatamente o governo a quem serviu com fidelidade canina. Mas as operações policiais demonstraram que o alvo de suas críticas deveria ser o próprio governo, não os outros.


PISANDO NA BOLA

No senadinho da Praça Dom Pedro Segundo, onde se localizada a Assembleia Legislativa, o cenário de seus participantes é de incredulidade. Como um candidato do governo quer atribuir deslizes de outros poderes, se ele mesmo, o governo, é o protagonista dos maiores escândalos de roubalheiras nos últimos anos, indagam eles?


OPORTUNISMO

A balbúrdia criada no marketing de campanha de Alfredo Gaspar expôs a agonia do candidato em assumir o DNA de Rui e dos Calheiros em sua propaganda. Como se fosse possível enganar as ruas com uma roupagem de independência. Um calheirista comentou: “Ele queria o bônus dos padrinhos renegando o desgaste do governo”.


VELHOS “PARÇAS”

Na sabatina da TV Mar, ao ser perguntado sobre seus padrinhos Rui e Renan, Alfredo Gaspar esquivou-se, qualificando-os de “parceiros”. Agora, aliança nos moldes da velha política é feita com os “parças”.


DESRESPEITO

Ao anunciar a antecipação do 13º salário, Renan Filho desrespeita o servidor público e tenta, assim, favorecer seu candidato. Ação eleitoreira, faltou pulso de Alfredo Gaspar para evitar tamanho vexame. Um jogo sujo e que deve ser repelido com rigor pela Justiça Eleitoral.


CADÊ O DINHEIRO?

Agredir seus adversários e até instituições tem sido a prática do candidato oficial que esquece de justificar o calote que o Estado levou na compra de 30 respiradores através do Consórcio Nordeste.


» O governador, ao anunciar a antecipação do 13º salário para as vésperas das eleições, garantiu que o Estado está sólido financeiramente.

» Mas mesmo com os cofres abarrotados de dinheiro, em nenhum momento se dispôs a conceder reajustes para várias categorias funcionais, inclusive da Polícia Civil, que rotineiramente realiza manifestações pelas ruas da cidade.

» A antecipação do 13º salário não é nada mais, nada menos, do que uma apelação para o servidor público votar no candidato dos Calheiros nas próximas eleições.

» Com os cofres cheios de dinheiro, os servidores do estado, incluindo aí a Polícia Civil e a Polícia Militar, querem reajuste, já.

Mais matérias
desta edição