app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN18112020

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 18/11/2020 - Matéria atualizada em 18/11/2020 às 04h00

Depois de ganhar no Tribunal Superior Eleitoral o direito de ser candidato a prefeito de Arapiraca, tendo seu nome e número inserido nas urnas, o prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa, agora espera que a justiça reverta a decisão do diretório regional do MDB de tê-lo expulsado da agremiação.

Com mais de 38 mil votos à frente do segundo colocado, acreditando na sua diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral, Luciano, acima de tudo, necessita urgente de tranquilidade para iniciar a transição na prefeitura de Arapiraca, escolher seus auxiliares e pôr em execução o plano de desenvolvimento do segundo maior município de Alagoas.


SEM RANCOR

Mesmo magoado com a posição extrema da família Calheiros, que o perseguiu até o último minuto do pleito de 15 de novembro, Luciano diz não guardar mágoas e espera que a Justiça reconheça seus mais de trinta anos de filiação no MDB, onde participou de tantas batalhas políticas.


EM CAMPANHA

Definidos os dois candidatos que disputarão o segundo turno no próximo dia 29, a ordem agora das equipes de marketing é colocar o pé na estrada e tentar convencer o eleitorado que se absteve ou que votou em outro candidato, seu apoio nesta reta final de campanha. Com apenas dois candidatos e tempo igual no rádio e na televisão, cujo Guia Eleitoral começa nesta sexta-feira, eles terão tempo suficiente para reforçar o seu programa de governo e tentar convencer a população de quem será o melhor para Maceió.


CONTINUÍSMO

Combatendo o continuísmo na prefeitura de Maceió, o candidato JHC recebeu o apoio dos deputados Cabo Bebeto e Davi Maia, o qual, pelas redes sociais, declarou que 71,1% do eleitorado exige mudanças, inclusive de todos os outros candidatos que não conseguiram chegar ao segundo turno.


ABUSOS

Criticando a maneira como se comportou o governador Renan Filho, Davi Maia denunciou abusos políticos cometidos pelo chefe do Executivo e enumerou várias ações para favorecer o candidato do governo, como distribuição de cestas básicas, pressão nos exercentes de cargos comissionados e antecipação do 13º salário.


COSTURA POLÍTICA

Quanto às alianças políticas, embora existam algumas divergências, os candidatos já estão correndo atrás de novas alianças e existe também a possibilidade do apoio daqueles que não conseguiram chegar ao segundo turno, revela o deputado Cabo Bebeto.


BASTIDORES

Embora contatos já tenham sido feitos e acenos registrados nas redes sociais, alguns candidatos que sobraram no segundo turno analisam com muita prudência anunciar apoio a sua opção eleitoral no segundo turno


LIXO ELEITORAL

A Justiça Eleitoral determinou como sendo proibido o derrame de santinhos no local da votação e nas vias próximas, na véspera ou no dia da eleição, mas isso não impediu que as ruas de Maceió amanhecessem na segunda-feira tomadas pelos santinhos. O TSE disponibilizou o "Pardal", um aplicativo disponível para Android e iOS que possibilita aos eleitores notificarem irregularidades. Basta o cidadão tirar uma foto da ocorrência e enviá-la pelo app, e a Justiça Eleitoral fará a análise. Na Fernandes Lima, uma das principais vias da cidade, uma grande quantidade de santinhos políticos foi espalhada. A Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) afirmou ter recolhido 27 toneladas de resíduos nos locais de votação.


» Alerta amarelo: A taxa estimada de transmissão do novo coronavírus no Brasil voltou a subir, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, com última atualização feita na segunda-feira (16).

» O relatório mostra que o índice está em 1,10. Isso significa que cem pessoas transmitem o vírus para 110 pessoas.

» A SMTT realiza hoje leilão de mais de 70 veículos que foram removidos há mais de 60 dias e que não foram procurados pelos seus proprietários.

» evento acontecerá no dia 18 de novembro, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo site da Foco Leilões. os veículos podem ser consultados através do site www.focoleiloes.com.br.

Mais matérias
desta edição