app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27112020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/11/2020 - Matéria atualizada em 27/11/2020 às 04h00

Será nesta sexta-feira, na TV Gazeta de Alagoas, o último debate entre os candidatos JHC, do PSB, e Alfredo Gaspar, do MDB.

Na frente das pesquisas de acordo com o Instituto Paraná, que ratificou os números do Ibope no início da semana, JHC pavimenta sua vitória nas eleições do próximo domingo.

Com uma campanha ousada e enfrentando as máquinas do governo do Estado e prefeitura de Maceió, o candidato de oposição espera ganhar o debate e confirmar o favoritismo das pesquisas depois de amanhã.

Diz um velho ditado que eleição se ganha na véspera e, por isso mesmo, analisando-se a desigualdade de forças, JHC promete colocar nas ruas um time capaz de impedir que o adversário seja beneficiado com ações extra campanha através do governo e da prefeitura de Maceió.


TRE ALERTA

Para evitar que eleitores sejam cooptados com vantagens oferecidas e derramamento de dinheiro e cestas básicas, as Polícias Federal, Civil e Militar estarão rondando a cidade para evitar que cabos eleitorais pratiquem ações antidemocráticas, que possam vir a beneficiar esse ou aquele candidato.


IBOPE SAI HOJE

Além do debate entre os candidatos, o Ibope também divulga sua última pesquisa para prefeito de Maceió nesta sexta-feira. Coincidentemente, ela será anunciada momentos antes da realização do debate.


ACIRRAMENTO

Uma guerra jurídica está sendo travada nos bastidores da campanha. São denúncias de um lado, principalmente do candidato dos Calheiros e de Rui Palmeira, Alfredo Gaspar, e de JHC. As acusações chegaram até a Polícia Federal, que avalia se abrirá inquérito para aprofundar as investigações, ou se tudo isso não passa de disputa política, portanto sem maiores consequências.


LICENÇA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) concedeu autorização ambiental para a instalação de um empreendimento da rede de lojas Havan na capital. O texto da publicação aponta que a loja da rede varejista será instalada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Jardim Petrópolis, na parte alta da capital. A concessão da Sedet à Havan tem um prazo de validade de dois anos.


VISITA

Em agosto deste ano, o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de Lojas Havan, esteve em Maceió, e chegou a dividir o momento da visita com seus seguidores em uma rede social. Em uma das publicações, o empresário anuncia a instalação de uma loja de seu empreendimento na cidade.


EVENTOS

O Ministério Público Estadual enviou ofícios às Secretarias de Turismo de Maceió e do Estado, pedindo esclarecimentos quanto à realização ou não das festividades de Réveillon na capital. Empresas que costumam promover eventos neste período do ano também receberão ofício do órgão.


EVENTOS 2

O MPAL considerou que, tendo em vista a pandemia de Covid-19, é necessário que as gestões informem sobre a realização das festividades, para que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) seja elaborado. Tanto a gestão pública quanto a iniciativa privada terão 5 dias para informar ao Ministério Público se irão promover ou não os eventos. Em caso positivo, elas deverão apresentar, de forma detalhada, como será feita a realização e quais medidas serão adotadas, de acordo com os decretos sanitários em vigor.


» O julgamento dos acusados de envolvimento no homicídio do analista de sistemas Abinael Ramos Saldanha, ocorrido em junho de 2016, foi adiado para o dia 4 de fevereiro de 2021. O Tribunal do Júri estava marcado para ontem, no Fórum de Rio Largo..

» De acordo com o Tribunal de Justiça de Alagoas, o júri foi suspenso pela juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira para evitar deslocamentos e aglomeração desnecessários em virtude da pandemia.

» Os órgãos e secretarias municipais não funcionarão hoje, Dia do Evangélico em Alagoas. O Dia do Evangélico A data foi instituída por meio de um Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa em 2014, mas somente em 2018 passou a fazer parte do calendário oficial de feriados estaduais.

Mais matérias
desta edição