Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN15122020
.

Desativando pontos de controle do coronavírus, o governo, durante o período eleitoral, tentou induzir a população a acreditar que tudo estava sob absoluto controle, contrariando as opiniões de técnicos epidemiologista de que a Covid–19 estava apenas hibernando por alguns momentos e que todo o cuidado era pouco. Deu no que deu.
Nos últimos dias, a pandemia tem demonstrado que o caso é muito sério, as contaminações estão aumentando e corre-se o risco do aumento do número de mortes. Com poucos hospitais, leitos e UTIs chegando ao limite, as autoridades de saúde devem adotar uma política emergencial para os novos casos que estão surgindo, para que não aconteça o pior.
AGRAVANDO
Embora não queira assustar a população e assumir que errou na abertura desenfreada do comércio e a da indústria, principalmente no período eleitoral, a situação agora do estado de Alagoas é de apreensão, saindo da faixa confortável azul para a amarela, de acordo com o consórcio de Imprensa que diariamente apresenta o quadro do coronavírus.
ENDURECER
A continuar o quadro preocupante, o Estado e o município de Maceió não terão alternativa a não ser voltar a estabelecer parâmetros para os setores produtivos e a própria população para que se aumente a prevenção e obrigue todos a lavar bem as mãos, aferir nas grandes casas comerciais a temperatura, usar máscaras e cumprir o distanciamento social. Para que a doença não se alastre ainda mais.
ASSUSTANDO
As notícias espalhadas nas redes sociais e nos próprios órgãos de comunicação mostram que as contaminações aumentaram muito nos últimos dias, além de notícias de mortes sucessivas pela Covid– 19 em vários hospitais da capital e do interior.
SINAL
Ao suspender a queima de fogos na orla marítima e estabelecer que durante a passagem de ano são proibidos eventos com mais de 300 pessoas, as autoridades sabem perfeitamente que o vírus está latente e pode novamente comprometer todos os segmentos produtivos e sociais. Nos grupos de Whatsapp, encontros estão sendo desfeitos e bares e restaurantes já sentem que o Natal e o final do ano não serão mais como o esperado.
DELEGACIA
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas denunciou ao Ministério Público do Trabalho de Alagoas as condições precárias de trabalho na Delegacia Regional de Arapiraca. A entidade pede que o local seja interditado. Conforme a assessoria do sindicato, neste final de semana os policiais se depararam com condições desumanas de trabalho. Não havia sequer água para os agentes beberem, além de dezenas de carros e motos esquecidos no pátio da delegacia.
PRÊMIO
Os desafios enfrentados durante o auge da pandemia da Covid-19 incentivaram a busca por formas mais eficientes de tratamento e acolhimento de pacientes acometidos pelo vírus. A Gerência de Riscos e Práticas Assistenciais da Santa Casa de Maceió enviou 15 trabalhos para o 18º Encontro Nacional da Rede Sentinela da Anvisa, realizado em novembro, em Brasília. Como resultado, a instituição teve todos os projetos aprovados e um deles ficou entre os três melhores do País.
PRÊMIO 2
Produzido pelo Serviço de Fisioterapia da Santa Casa, "relato de experiência da manobra de posição prona no paciente com insuficiência respiratória por covid-19", que trata da melhora da oxigenação no paciente grave, ficou entre os três melhores num universo de mais de 50 trabalhos.
» Os alagoanos que esperaram ver o eclipse solar que ocorreu ontem não tiveram muito êxito, tendo em vista que a cobertura do sol, não só em Alagoas, mas no Brasil todo, ocorreu somente de forma parcial.
» Em Maceió, a cobertura do sol foi bastante tímida, chegando a 1,8%, conforme informações do professor Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).
» O total de casos de Covid-19 desde o início da pandemia chegaram a 6.927.145. Nas últimas 24 horas, foram registrados 25.193 novos casos.
» A pandemia também tirou até o momento 181.835 vidas. Entre domingo e ontem, foram acrescentados às estatísticas 433 novas mortes.