loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 15/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN29122020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Na reta final do ano de 2020 a expectativa, agora, é o anúncio do novo secretariado de JHC, que começa a trabalhar já no dia 1º de janeiro, e a reforma política que será feita pelo governador Renan Filho para acomodar aliados que perderam as eleições, a exemplo de Alfredo Gaspar de Mendonça.

A avaliação política que está sendo feita pelo Palácio República dos Palmares reside em novos embates eleitorais futuros e como o governo vai se comportar a partir de agora. Nomes já estão sendo estudados pelo governador, enquanto JHC deve anunciar definitivamente seu secretariado até a próxima sexta-feira.

CONTRASSENSO

Mesmo tendo apoiado o candidato do Palácio do Governo nas últimas eleições, a família Novaes de Castro se surpreende com o apoio do governador Renan Filho ao seu adversário Samyr Malta para a presidência da Câmara Municipal de Maceió. O lógico seria o governo apoiar Galba Neto, mas o samba parece ser outro.

EXEMPLO

O mesmo aconteceu em Arapiraca. Quando a família Calheiros decidiu bombardear a candidatura de Luciano Barbosa, se deu mal e voltou a apoiá-lo, fazendo nova composição política. Lá, como aqui, os personagens foram exatamente do MDB, problemas que se questionam nas hostes políticas.

CHOQUE

Pessoas ligadas ao futuro prefeito acreditam que, no dia da posse, ou seja, na sexta-feira, JHC anuncie quais os projetos que serão postos em prática durante os primeiros cem dias e os cortes financeiros que pretende fazer ao assumir a prefeitura.

NEGOCIAÇÃO

Entre as primeiras medidas que serão tomadas pelo novo governo municipal, consta a renegociação de contratos especialmente nas áreas do lixo e da iluminação pública, além de auditorias que serão realizadas com apoio da equipe de transição.

REFLEXO

As medidas tomadas pelo governo para tentar controlar a pandemia, que voltou com força, não têm apresentado grandes resultados, já que bares e restaurantes continuam funcionando apenas com pequenas restrições, assim como eventos autorizados pelo governo e acompanhado de perto pelas autoridades sanitárias.

SUBINDO

Como estava previsto, a lotação de casos suspeitos de Covid nos hospitais locais chegou ao limite máximo, o que pode comprometer toda a rede estadual de saúde. Nos hospitais particulares, a situação é a mesma, e muita gente tem ficado nas emergências aguardando vaga nos leitos superlotados. A situação, afirmam diretores de hospitais, é próxima de crítica.

COVID

O Brasil ultrapassou a marca de 7,5 milhões de casos de covid-19. Com 20.548 novos diagnósticos positivos da doença registrados nas últimas 24 horas, o país chegou a 7.504.833 pessoas infectadas desde o início da pandemia do novo coronavírus. No domingo (27), o painel do Ministério da Saúde trazia 7.484.285 casos.

COVID 2

De acordo com a atualização, o total de mortes provocadas pelo novo coronavírus atingiu 191.750. Nas últimas 24 horas, foram registradas 431 novas vítimas fatais da pandemia. Até domingo, o sistema marcava 191.139 óbitos. Ainda há 2.439 óbitos em investigação. Os dados do Ministério da Saúde apontam também 744.635 pacientes em acompanhamento e 6.568.898 pessoas que já se recuperaram da doença.

» Um casal e um dos filhos foram executados a tiros por dois homens encapuzados em uma fazenda, às margens da BR-316, localizada em Junco do Maranhão, a 263 km da capital São Luís.

» As vítimas eram naturais de Alagoas e foram identificadas como José Gregório Pereira, de 53 anos, caseiro da fazenda; a mulher Maria José Lima, de 36 anos; e um adolescente de 13 anos, filho do casal.

» A Semtel lançou ontem uma nova etapa do projeto Habla Maceió, versão online do curso de espanhol básico voltado ao turismo. O objetivo é capacitar profissionais da linha de frente do segmento.

Relacionadas