app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/01/2021 - Matéria atualizada em 01/01/2021 às 04h00

Depois de renunciarem a seus cargos, JHC e Luciano Barbosa assumem hoje os cargos de prefeito de Maceió e de Arapiraca. A partir de agora, depois de formalizarem a renúncia e se despedirem dos aliados na Câmara e no governo, uma nova missão está por vir.

No caso de Luciano Barbosa, o virtual vice-governador do Estado passa a ser o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, que teve um desempenho muito positivo na condução da Casa de Tavares Bastos nos últimos anos. Na Câmara Federal, assume no lugar de JHC o suplente Pedro Vilela.

JHC, ao contrário de outras administrações, só vai concluir a formação do seu secretariado durante esta semana. Pelo menos é a previsão. Quanto ao segundo escalão, para não travar os trabalhos em andamento, as modificações serão feitas à medida que a nova equipe se inteire da situação de cada setor.


POSSE VIRTUAL

Em face do aumento dos casos de coronavírus, a posse do prefeito de Maceió será 100% virtual, e o anúncio do projeto inicial de cem dias será feito pelas redes sociais e pelos órgãos de comunicação.


ATRITOS

Em função dessa decisão de a posse ser 100% virtual por recomendação do Ministério Público, nas últimas 48 horas ocorreram atritos entre os vereadores recém-eleitos e os que já estão na Casa de Mário Guimarães.


DESAFIOS

A prefeitura de Maceió, com as finanças abaladas pela crise, terá muitas dificuldades pela frente e será necessário o apoio de todos para que os projetos sejam executados e as obras continuem como planejadas pela administração anterior.


R$ 1 BILHÃO

Esses recursos, segundo o governo de Rui Palmeira, estarão disponíveis para a continuidade das obras já em andamento, inclusive do projeto de Frente pra Lagoa, cujos recursos foram disponibilizados por financiamento e pelo governo federal.


SEM DPVAT

Uma notícia boa para os proprietários de veículos, é que, este ano, não será cobrada a taxa do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT), de acordo com o governo federal. O seguro continua em vigor, mas os proprietários de veículos só deverão arcar com a taxa em 2022.


CALOTE

Os prefeitos alagoanos que deixaram os cargos e não cumpriram com suas obrigações, inclusive com o pagamento de pessoal contratado, comissionados e outros, deverão ser alvo do Ministério Público. Os caloteiros vão responder pela irresponsabilidade neste ano que se inicia.


HEMOAL

Durante o feriadão de Ano Novo, o Hemoal estará funcionando normalmente. Hoje, feriado da Confraternização Universal, as três unidades do Hemoal funcionam apenas para processar o sangue e distribuí-lo às maternidades e hospitais localizados na capital e no interior do Estado. No sábado (2), quando a Unidade Trapiche tradicionalmente abre para doação de sangue, o atendimento ocorre das 8h às 15h. O retorno das atividades normais acontecerá na segunda-feira (4), a partir das 7h.


COVID

Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil registrou mais de mil novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Em boletim divulgado ontem, o Ministério da Saúde confirmou que foram cadastrados 1.074 novos óbitos provocados pela doença de quarta-feira para ontem. Desde o início da pandemia, 194.949 pessoas morreram.


» A Prefeitura encaminhou, nesta segunda-feira (28), à Câmara Municipal do município o Projeto de Lei, que traz alterações no Código Tributário de Maceió. O projeto representa uma atualização do Código visando a prática da justiça fiscal e o equilíbrio tributário.

» O Benefício de Prestação Continuada (BPC) será concedido à família com renda mensal per capita inferior a um quarto de salário mínimo, a partir de agora. Medida provisória que estabelece critério de renda exigido para fins de percepção do BPC foi assinada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mais matérias
desta edição