app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN05012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 05/01/2021 - Matéria atualizada em 05/01/2021 às 04h00

O prefeito JHC começa disposto a resolver os maiores problemas da cidade, mas sabe que não será apenas com uma canetada que alguns pontos sejam definidos.

A redução da tarifa das passagens de ônibus, por exemplo, vai ser um desafio para a nova administração.

Reajustada através de muitas discussões e diversas planilhas apresentadas na gestão passada, o prefeito vai ter um embate com as empresas a partir desta semana, quando estuda a redução da tarifa de acordo com promessas feitas durante a campanha eleitoral.

O programa de cem dias que já está sendo posto em prática pela nova administração municipal sugere a criação de duas coordenadorias para ficar à frente dos problemas causados pela Braskem e da pandemia que voltou com força nos últimos dias.


PRA DEPOIS

A formação completa dos principais auxiliares, JHC só vai concluir durante esta semana, porque existem servidores de outros poderes que serão convocados e isso requer providências administrativas


CONFUSÃO

A eleição para a Mesa da Câmara de Vereadores de Maceió, ocorrida no feriado, fez valer o poder de articulação dos grupos políticos e algumas traições ocorridas nos bastidores da campanha. Foi o caso, surpreendentemente, de duas candidaturas para a presidência do Poder Legislativo do próprio MDB. Ou seja, ou alguém promoveu a discórdia dos grupos, ou alguém foi traído no processo eleitoral.


UNIÃO

Com o resultado da eleição na Câmara, o prefeito JHC pregou a união de todos os vereadores para poder cumprir os projetos levados ao conhecimento da população durante a campanha eleitoral. Ele aposta que terá o apoio dos vereadores para que possa facilitar “a governabilidade na capital” do Estado.


RECADO

Ao insistir para o eleitorado que não irá decepcioná-lo, JHC aproveitou para criticar a gestão de Rui Palmeira, considerando sua administração que viveu “na inércia e no abandono” agravados com a pandemia.


DE VOLTA

O governador Renan Filho anunciou ontem à noite, em suas redes sociais, que convidou o candidato derrotado à Prefeitura de Maceió Alfredo Gaspar de Mendonça para voltar a comandar a Secretaria de Segurança Pública. O convite foi aceito.


UNCISAL

Pela primeira vez, a Uncisal vai usar a nota Enem para acesso aos cursos ofertados pela instituição este ano. De acordo com a universidade, a mudança se dá devido à pandemia do novo coronavírus, para garantir a segurança dos aspirantes às vagas. Até o ano passado, a Uncisal realizava vestibular próprio para ingresso de novos alunos.


UNCISAL 2

Na ocasião, foram ofertadas 310 vagas, distribuídas em sete cursos superiores de bacharelado e de tecnologia. Este ano, conforme nota enviada pela Assessoria de Comunicação da instituição, o número de vagas disponível será o mesmo. O edital para adesão, seleção e matrícula deve ser divulgado em breve.


FRANGOS

Uma operação integrada na Rodovia AL-110 flagrou, na tarde de domingo (03), um caminhão que trasportava cerca de 1.300 frangos sem certificações sanitárias. A ocorrência foi registrada no município de São Sebastião. A carga vinha do município de Porto Real do Colégio e tinha como destino Arapiraca.


» O feriadão de Réveillon em Alagoas contabilizou 21 acidentes com um óbito, segundo balanço divulgado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária.

» Ainda conforme o levantamento, 10 pessoas ficaram feridas devido aos sinistros. Os acidentes foram registrados a partir da última quinta-feira (31) até esse domingo (3).

» O feriadão do ano novo foi movimentado em Alagoas. Durante o período, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) atendeu 174 ocorrências em todo o Estado, do dia 31 de dezembro a 3 de janeiro de 2020.

Mais matérias
desta edição