app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 06/01/2021 - Matéria atualizada em 06/01/2021 às 04h00

O mundo da música está na expectativa do novo decreto que será publicado pelo prefeito de Maceió, JHC, permitindo, mesmo com um protocolo sanitário rígido e obrigatório, que os estabelecimentos comerciais, no caso bares e restaurantes, permitam a volta de música ao vivo suspensa dias atrás obedecendo a disposições do governo do Estado.

Essa medida, anunciada pelo prefeito de Maceió, vai de encontro, no momento, ao que foi deliberado pelo governo estadual, demonstrando JHC que sua administração será independente do posicionamento que venha a tomar o Palácio República dos Palmares.


ACOMPANHAMENTO

O novo decreto, aliás o primeiro de JHC com relação às apresentações musicais, é a partida de uma série que está por vir. Nele, que deverá ser publicado hoje no Diário Oficial, a prefeitura atende às reivindicações da Abrasel, cujo presidente vê na avaliação do prefeito uma decisão sensata para que todos os envolvidos possam sobreviver com dignidade.


CUIDADO

Mesmo com a volta das apresentações ao vivo, o protocolo que ainda está sendo elaborado será duro, principalmente em um momento em que a pandemia do coronavírus aumenta, as infecções atingem números alarmantes e os óbitos estão em ascendência.


OPERACIONALIDADE

Já os nomes divulgados para os dois Gabinetes ligados ao prefeito JHC, o de Prevenção à Covid-19, que será comandado por Claydson Moura, administrador e o Gabinete Integrado para acompanhar a situação crítica do afundamento do solo que atinge vários bairros da capital, pelo advogado Ronnie Mota, bem demonstram a preocupação do município para essas regiões esquecidas pelo poder público. Os decretos que deverão ser publicados hoje no Diário Oficial, são para acompanhar as ações e buscar soluções emergenciais.


CAMPANHA

O deputado Arthur Lira, líder do Centrão na Câmara Federal, iniciou uma série de viagens que fará pelo Brasil em campanha para a presidência daquele Poder, em eleição que ocorrerá no começo de fevereiro. Ele começou pelo Amapá em reunião com o prefeito Dr. Furlan, do Cidadania.


CAMPANHA 2

Na agenda que contemplará outros estados da região norte, o deputado defende na Câmara uma “gestão democrática, que dê celeridade às pautas urgentes do Brasil e que viabilize a retomada econômica e o apoio aos Estados e Municípios”.


FERIADOS

O governo estadual divulgou, na segunda-feira, a lista de feriados nacionais, estaduais e pontos facultativos em Alagoas, em 2021. Ao todo, durante todo o ano, serão oito feriados nacionais, cinco estaduais (contando com o dia 1º de janeiro) e dez pontos facultativos.


TRÂNSITO

A partir de hoje, mais uma intervenção no trânsito será feita nas imediações do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal. A alça lateral que funciona no sentido Centro/Avenida Menino Marcelo será interditada pelo período de dez dias úteis para que seja possível a execução de um serviço de pavimentação no trecho bloqueado. Durante esse período, a via lateral que dá acesso aos supermercados atacadistas Assaí e Atacadão estará funcionando para trânsito local em duplo sentido.


» Para adaptações no sistema de emissão do boleto de pagamento em cota única do IPVA, o Detran suspendeu esta semana o atendimento dos serviços de veículos em todo o Estado. » O boleto estará disponível para emissão a partir de sábado (9), no site da Secretaria da Fazenda .

» A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou esta semana o calendário de matrículas da rede estadual para o ano letivo 2021. Inicialmente será feita a renovação e transferência dos alunos já matriculados. A partir de sexta-feira (8), começa a pré-matrícula dos novatos, que vai até o dia 15.

Mais matérias
desta edição