app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN07012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 07/01/2021 - Matéria atualizada em 07/01/2021 às 04h00

Conhecido pelo aperto a que tem submetido os funcionários públicos do Estado, o governador Renan Filho, no final de ano, prometeu apenas o pagamento de um mês do rateio do Fundeb, anúncio que frustrou milhares de servidores que contavam com o dinheiro para repor perdas com equipamentos durante a pandemia.

Prometido para amanhã, dia 8 de janeiro, o pagamento não satisfaz a categoria de professores, que invadiu as redes sociais nos últimos dias para protestar contra a decisão.

Além disso, o governo não tem cumprido com as promessas de reajustes salariais, embora as finanças do Estado estejam em alta como vem sendo demonstrado.


EM CAMPO

Com os secretários nomeados e a nova equipe conhecendo de perto as dificuldades da prefeitura, JHC quer agilidade no projeto de governo dos cem dias, para cumprir em parte as promessas que fez ao seu eleitorado durante a campanha.


AUDITORIAS

Entre as medidas que serão adotadas nos próximos dias, estão auditorias em várias áreas do governo municipal, em especial no transporte público, amplamente criticado pelo prefeito JHC durante embate político.


FÔLEGO

O decreto do prefeito JHC restabelecendo a música ao vivo em bares e restaurantes fez o setor respirar aliviado. A prefeitura, entretanto, acompanhará de perto o rigor nas medidas sanitárias que já estão adotadas para evitar contribuir para a proliferação da pandemia.


SÓ DEPOIS

Embora existam carências nas áreas da saúde e educação, concurso público só depois, quando as finanças estiverem estabilizadas. Pelo menos é o que tem deixado transparecer o prefeito ao analisar preliminarmente a situação econômico-financeira da prefeitura de Maceió. Ou seja, o momento, neste instante, é de contenção de despesas.


DEPÓSITOS JUDICIAIS

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas aprovou a utilização de uma ferramenta para gestão de depósitos judiciais. O sistema foi batizado de Spartacus. Desenvolvido em parceria com a Ufal, o sistema utiliza algoritmos para operar a mineração, higienização e visualização de dados. Atualmente, cerca de 190 mil depósitos estão sob a guarda da Justiça alagoana.


EM ALTA

De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo e uma agência de reservas online, Maceió está na lista dos destinos turísticos nacionais mais procurados para as férias de verão de 2021. Nos levantamentos, a capital alagoana desponta na 5ª e 2ª posição dos respectivos rankings nacionais e desbanca destinos consolidados no mercado brasileiro. Na Pesquisa de Sondagem Empresarial, realizada pelo Ministério do Turismo, Maceió ocupa o 5º lugar entre os dez destinos mais procurados do Brasil e o 3º do Nordeste, ficando atrás apenas de Natal (RN) e Fortaleza (CE).


EM ALTA 2

A pesquisa revela ainda que 46,4% dos viajantes procuraram informações sobre destinos de Sol e Praia; 13,8% buscaram destinos culturais e de patrimônio histórico e 9,9% procuraram opções de turismo de natureza e ecoturismo. Já na pesquisa da Submarino Viagens, a capital alagoana desponta em segunda posição, desbancando destinos consolidados no mercado nacional, como Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE),Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Alegre (RS), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR). Ficando atrás somente de Porto Seguro (BA).


» O Ministério Público do Trabalho em Alagoas voltou a suspender as atividades presenciais na sede da instituição, em Maceió, e na Procuradoria do Trabalho em Arapiraca, desta vez no período de 7 a 20 de janeiro, devido ao aumento dos casos de Covid-19 registrados no Estado.

» Com a suspensão das atividades presenciais, as denúncias de irregularidades trabalhistas deverão ser feitas exclusivamente pelos telefones 2123-7900/7911 (Maceió), 3482-2900 (Arapiraca), pelo site prt19.mpt.mp.br e pelo aplicativo de celular MPT Pardal.

Mais matérias
desta edição