app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN08012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 08/01/2021 - Matéria atualizada em 08/01/2021 às 04h00

A rotina estressante dos agentes de saúde no combate à pandemia tem preocupado as autoridades no Estado, que vê a importância desse exaustivo e dignificante trabalho para atender e acompanhar centenas de pessoas por dia nos postos e nos hospitais alagoanos.

Com o recrudescimento da doença, cujo número de infectados e de óbitos tem aumentado consideravelmente nos últimos dias e cujo pico deve acontecer neste mês de janeiro, a Saúde considera essa situação como uma das mais graves a ser enfrentadas. Exaustão, contaminação e problemas psicológicos são alguns ingredientes que mais têm atingido os profissionais da área.


OBJETIVO

Com a divulgação do secretariado e as medidas consideradas prioritárias na primeira semana de mandato, o prefeito JHC mira agora no projeto de cem dias. Ao tempo em que os novos auxiliares passam a conhecer mais detalhadamente suas áreas, o prefeito enumera uma série de providências a serem tomadas.


ARRUMAÇÃO

Uma das questões a ser enfrentada pelo prefeito de Maceió é a escolha do segundo, terceiro e quarto escalões, que comandam grande parte da prefeitura em órgãos eminentemente técnicos. Aos poucos, para não sofrer solução de continuidade, os cargos vão sendo ocupados.


FISCALIZAÇÃO

Para evitar futuros problemas com a volta da música ao vivo, a prefeitura de Maceió, por meio dos órgãos técnicos envolvidos, iniciam uma fiscalização nos bares e restaurantes para saber se as regras do protocolo sanitário estão sendo cumpridas.


ALTO LÁ

A tentativa de aposentadoria de vários funcionários da Câmara de Vereadores junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos foi um alerta para novas incursões dos órgãos fiscalizadores, inclusive do Ministério Público. Nos barrados na pretensão, várias pessoas com sobrenomes bastante conhecidos da sociedade alagoana. E ainda podem existir mais cargos irregulares, dispara o promotor de Justiça Marcus Rômulo.


CAMPANHA

A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), deu início a uma campanha que visa arrecadar fundos para a compra de suplementos nutricionais dos assistidos, tanto crianças com câncer, quanto adultos com leucemia. No início do ano, os estoques passam por uma situação delicada, chegando a ficar praticamente zerados.


CAMPANHA 2

As doações já podem ser feitas por meio das contas correntes da Apala, transferência bancária e cartão de crédito. Caixa Econômica ag. 3593 op: 013 c/p. 1092-3 CNPJ: 41.191.990/0001-70; Banco do Brasil ag. 1233-5 c/c. 48.979-4 CNPJ: 41.191.990/0001-70; É possível também doar por meio de cartão de crédito. O contato da associação é (82) 9880231110.


PRIORIDADE

O presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL), Eduardo Vasconcelos, encaminhou ontem uma solicitação para a inclusão de todos os professores e do corpo técnico e administrativo da rede privada e pública no grupo prioritário para a vacinação contra o coronavírus. A solicitação, enviada ao secretário de Saúde, Alexandre Ayres, alega que os profissionais da educação são trabalhadores da "linha de frente", pois, segundo o ofício, as escolas são insubstituíveis.


» Usuários do cartão Bem Legal, agora, contam com um ponto de recarga no Maceió Shopping, em Mangabeiras.

» O totem está habilitado para recarregar os cartões da seguinte modalidade Cidadão, Vale - Transporte (função cidadão) e Estudante.

» O juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, da 14ª Vara Criminal da Capital, aceitou denúncia contra um ex-segurança do Shopping Pátio Maceió por ele ter, segundo a denúncia, cometido o crime de injúria contra a mulher trans Lanna Hellen, ao impedi-la de usar um banheiro feminino do estabelecimento.

Mais matérias
desta edição