app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN09012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 09/01/2021 - Matéria atualizada em 09/01/2021 às 04h00

O maceioense já sente na pele as dificuldades de mobilidade no trânsito na parte alta da cidade, depois da interdição da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, na região dos bairros do Mutange e Bebedouro. Em consequência, o tráfego, sem maiores alternativas, migrou para as Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo.

A preocupação maior da prefeitura de Maceió é com as duas entradas e saídas da cidade completamente saturadas e, a princípio, não se veem soluções de curto prazo, o que é mais um desafio para a administração do prefeito JHC.

Passada a pandemia, o que todos torcem para isso acontecer logo, ninguém sabe como ficará o trânsito na parte alta de Maceió, principalmente com o retorno das atividades escolares e dos funcionários públicos que ainda permanecem no sistema de rodízio ou de home office.


PRIORIDADES

Acompanhar de perto a situação do afundamento de quatro bairros da cidade e o consequente reflexo na população atingida, o prefeito JHC vai mais além ao discutir a mobilidade urbana, limpeza das praias e encontrar soluções que nunca foram dadas para o Riacho do Salgadinho pelas administrações anteriores.


DESVIANDO

Enquanto JHC inaugura uma nova era na administração pública ao se dispor de enfrentar os problemas com firmeza, o governo do Estado tenta, com o anúncio de novas obras, desviar a atenção da população para o trabalho que o novo prefeito iniciou.


DEVAGAR

Chegou 2021 e o governo do Estado até agora nada fez para acelerar a duplicação da Al-101 Norte, como prometeu o governador Renan Filho no final de dezembro. As obras estão a passos de tartaruga, mas o governo tenta vender outra imagem à população.


LÍNGUAS SUJAS

Estado e municípios devem atentar, urgentemente, para o crime ambiental cometido na orla marítima, provocado por línguas sujas oriundas de condomínios que poluem constantemente as mais belas praias do Brasil. Começa pela Salgadinho, que despeja toneladas de lixo todos os dias, sem que o poder público tente ao menos resolver a situação.


REFLEXO

As praias do litoral sul já se ressentem da sujeira advinda do Salgadinho quando a maré está alta. Isso tem afugentado turistas do Brasil e do exterior, contribuindo para a perda de empregos e diminuição de renda de quem sobrevive da pesca e do turismo.


INVESTIMENTO

Com uma atuação discretíssima no Senado, Rodrigo Cunha quer tirar o prejuízo investindo forte nas mídias sociais. Pelo menos, nesse item, Cunha está à frente dos senadores Fernando Collor e Renan Calheiros. No Portal da Transparência no Senado, o senador do PSDB gastou a bagatela de R$ 100 mil em 2020 e, pelo visto, promete continuar na liderança.


MAGOADO

O que mais chamou a atenção da sociedade na carta divulgada pelo coronel Lima Júnior, que deixa a Segurança Pública, foi a inexistência de qualquer agradecimento ao governador Renan Filho. Nem no discurso quando transmitiu o cargo. Ao fazer um relato do que deixou de legado, Lima Júnior demonstrou insatisfação com a negociação política do cargo.


MAIONESE

Prometendo mais uma vez concurso público para as polícias Civil e Miliar e outras categorias, o governador, ao empossar o novo secretário de Segurança Pública na manhã de ontem, sexta-feira, passou, como sempre faz, a criticar governos anteriores, como se Alagoas vivesse hoje em um oásis.


» Ainda vão dar muito que falar as aposentadorias irregulares na Câmara de Vereadores descobertas pelo Ministério Público Estadual. E tem mais gente na mira do PM.

» Se comprovadas as irregularidades, sobrenomes bastante conhecidos deverão perder os cargos e serem processados criminalmente.

» Entre os funcionários da Câmara, um misto de decepção e revolta com o golpe que estava sendo aplicado por determinados servidores que recebiam a proteção de superiores da instituição. A prática remonta aos anos de 1990.

Mais matérias
desta edição