app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN13012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/01/2021 - Matéria atualizada em 13/01/2021 às 04h00

O anúncio de um Programa de Demissão Voluntária no Banco do Brasil que irá atingir pelo menos 5 mil trabalhadores com o fechamento de 361 agências, inclusive em Alagoas, fez com que o Sindicato dos Bancários reagisse a essa pretensão prometendo muita luta até o dia 5 de fevereiro, data estimada pela direção nacional para a adesão do projeto.

Alagoas, certamente, terá agências atingidas, mas ninguém sabe ainda quem vai aderir ao programa voluntário e quais os reflexos desse enxugamento.

Como o processo eletrônico avança a passos largos em todo mundo e não é diferente no País, a ordem do governo é enxugar a área administrativa e buscar novas opções para atender todos os seus usuários, naturalmente com menos custos.


JÁ INICIADO

O Programa de Demissão Voluntária que vem sendo adotado no Brasil em empresas do governo e já se alastrando há alguns meses, como é o caso da Petrobras, tende a migrar para outros setores. É apenas uma questão de tempo. O governo, dessa forma, insiste em diminuir o tamanho do Estado e acelerar nas privatizações.


DÚVIDA

Com o anúncio do fechamento de fábricas da Ford no Brasil, a direção na América do Sul garante que todos os clientes que compraram seus produtos terão o atendimento garantido pela empresa. Em Alagoas, ninguém sabe ainda o que acontecerá com suas concessionárias e, naturalmente, com seus colaboradores.


AUMENTANDO

Mesmo com as mirabolantes ações policiais realizadas pela Secretaria de Segurança Pública, o número de assassinatos em Alagoas não para de crescer. São os assuntos principais dos sites e outros órgãos de comunicação, sem uma explicação convincente do governo.


POSSE

Será na sexta-feira, dia 15, a mudança da direção do Tribunal de Justiça de Alagoas. Sai Tutmés Airan da presidência e assume o desembargador Klever Loureiro. José Carlos Malta assume a vice-presidência e Fábio Bittencourt a Corregedoria de Justiça. A posse será às 10h e obedecerá a um rígido protocolo sanitário para as pessoas que se fizerem presentes.


EXPANSÃO DO VLT

O superintendente da CBTU, Carlos Jorge Cavalcante, apresentou ontem ao prefeito JHC o projeto de expansão do VLT da Estação Central até o Shopping Maceió com a construção de três novas estações. A projeção é para que o VLT passe a transportar de 12 mil pessoas para 40 mil diariamente. A CBTU pediu apoio do prefeito nas desapropriações que serão feitas e nas licenças ambientais.


MEMÓRIA

Um passeio interativo pelos mais de 300 anos de história da Justiça alagoana é a proposta do Centro de Cultura e Memória do Judiciário, que será inaugurado hoje, às 19h, com solenidade que segue rigoroso protocolo de distanciamento social e será transmitida por redes sociais do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).


MEMÓRIA 2

Ao ingressar no Centro de Cultura e Memória do Judiciário, em prédio centenário ao lado da atual sede do TJAL, na Praça Deodoro, os visitantes encontrarão informações sobre a instalação da Corte e a construção do Palácio da Justiça, projetado pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini e inaugurado em 1912. Há uma maquete em 3D do prédio, com conteúdos ativados de forma interativa. Totens multimídia oferecerão aos visitantes a possibilidade de consulta a fotos antigas, íntegra de processos raros e vídeos de entrevistas com estudiosos e pesquisadores.


» Juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou ontem o adiamento do Enem 2020, cujas provas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro.

» Na semana passada, a Defensoria Pública da União havia entrado com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região pedindo o adiamento do exame em razão do aumento de casos de Covid.

» A Anvisa divulgou nota alertando sobre a venda da vacinas falsas contra a Covid na Internet. A agência diz ter tomado conhecimento dessas iniciativas pela mídia. Infelizmente ainda há quem caia no golpe.

Mais matérias
desta edição