app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/01/2021 - Matéria atualizada em 15/01/2021 às 04h00

Com problemas emergentes, deficit de caixa e faturas em atraso, o prefeito de Maceió, JHC, considerou que a situação da prefeitura de Maceió é dramática e espera um diagnóstico completo da situação na próxima semana.

Sem pagar a fornecedores, enfrentando calote no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos e impedido de receber recursos federais pela inadimplência junto ao governo, o prefeito ainda não sabe o tamanho do rombo nas contas públicas. Sabe, porém, que terá de pagar contratos deixado pela administração anterior e negociar com fornecedores para que os serviços não sofram solução de continuidade, prejudicando diretamente a população.


SEM EXPLICAÇÕES

Mesmo com denúncias feitas pela atual administração sobre a situação existente considerada como caótica, o ex-prefeito Rui Palmeira ainda não se pronunciou sobre a situação da prefeitura de uma forma geral. Enquanto não faz isso, as reclamações recaem sobre sua cabeça


INCOMODADO

Visivelmente incomodado com a presença na mídia do prefeito JHC, o governador Renan Filho tem requentado algumas informações sobre obras no estado para permanecer no noticiário. Agora, promete novamente o que já prometeu, como o aceleramento das obras da Al-101 Norte, a construção do aeroporto de Maragogi e de estradas ligando alguns municípios no litoral.


INDIFERENÇA

Com os cofres abarrotados de dinheiro para fazer a festa de empreiteiras, o governo do Estado esquece propositadamente a situação de pobreza absoluta da população da capital e do interior com a falta de políticas públicas e de valorização do servidor público. Promete, também, realizar concurso público, cuja máquina administrativa está quase parando por falta de profissionais, o que já deveria ter sido feito anos atrás.


ACELERANDO

O projeto do deputado Arthur Lira de visitar todos os estados do Brasil até as eleições da Câmara no dia 1º de fevereiro tem rendido bons dividendos ao candidato do PP, que enfrentará Baleia Rossi, do MDB. Os partidos, a partir de agora, começam a definir quem irão escolher para presidir a Câmara dos Deputados nos próximos dois anos.


SUBINDO

Mesmo com as ruidosas operações policiais, os assassinatos na capital e no interior estão subindo a cada dia. À parte a propaganda do governo, nada de resultado objetivo até agora para frear a violência.


PRIORIDADE

O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, solicitou aos secretários de Saúde do município, Pedro Madeiro, e do Estado, Alexandre Ayres, a inclusão dos colaboradores da CBTU Maceió no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O pedido foi formalizado ontem, em virtude de os trabalhadores do setor de transporte de passageiros estarem expostos ao vírus no seu dia a dia de trabalho.


PROTEÇÃO

A Justiça do Trabalho obrigou, mais uma vez, o governo do Estado a fornecer Equipamentos de Proteção Individual, além de materiais de limpeza e higiene pessoal, a todos os policiais militares que estão trabalhando durante a pandemia. O pedido foi feito pela Associação das Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas. A entidade alega que a corporação deixou de cumprir essa obrigação, colocando os policiais em risco de contágio pelo coronavírus. A quantidade de material distribuído (álcool 70%, máscaras, luvas, objetos de limpeza e higienização é insuficiente.


» Com a perspectiva do início da vacinação contra a Covid-19 nas próximas semanas, o Ministério da Saúde tomou conhecimento de tentativas de golpes pelo celular utilizando este processo como pretexto para lesar cidadãos..

» O MS alerta que não faz agendamento de vacinação, não solicita dados das pessoas nem envia quaisquer tipos de códigos para usuários do sistema de saúde.

» O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 8.324.294 no Brasil. Já os óbitos somam 207.095.

Mais matérias
desta edição