app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN16012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/01/2021 - Matéria atualizada em 16/01/2021 às 04h00

A “generosidade” do governador Renan Filho com o governo do Amazonas, disponibilizando leitos e UTIs para pessoas infectadas pela Covid-19, conflita com a situação de caos que está passando o Hospital Geral do Estado com pacientes jogados pelos corredores da instituição. Para aparecer bem na mídia nacional, embora se reconheça a grave situação dos nossos irmãos amazonenses, o governador, porém, deveria fazer o dever de casa e proporcionar amplo atendimento em Alagoas dos que mais precisam.

O gesto seria muito nobre se fôssemos um Estado em situação financeira confortável e não vivêssemos um caos na saúde pública. Na opinião de técnicos e internautas que analisaram a decisão do governador, antes de pensar nos outros, teríamos, inicialmente, que resolver os nossos problemas para depois, sim, pensar em terceiros, embora se reconheça as dificuldades do estado do Amazonas.


O DOBRO

O Produto Interno Bruto – PIB – do estado do Amazonas representa o dobro de Alagoas, ou seja, está muito à frente do nosso rico estado, e essa ajuda prometida pelo governador aos irmãos do Norte cheira mais a promoção pessoal.


LÁ E CÁ

Os encontros do governo no interior do Estado para assinatura de novas obras parecem uma reunião da Opep, dos grandes produtores de petróleo. Enquanto lá é de príncipes produtores, aqui são de representantes de empreiteiras, que sempre estão presentes às boquinhas oferecidas pelo Estado.


PARADAS

Enquanto anuncia novos projetos, o Estado esquece outras que já foram iniciadas e não têm data para concluí-las. Ou seja, uma forma de mostrar serviço sem chegar ao real objetivo, que é o de entregar obras para atender aos anseios da população.


EMPERRADAS

Além de obras no interior para agradar lideranças políticas em tempos de eleição, o governo do Estado também coloca uma pedra em cima de outras, a exemplo do Marco Referencial de Maceió, no antigo Alagoinha. Ali, mesmo com recursos federais, a obra é coisa pra inglês ver, a exemplo da Al-101 Norte, a qual, de tempos em tempos, o governo promete prosseguir sem nunca atingir o seu objetivo.


OS MESMOS

Algumas empreiteiras que prestam serviços para Estado na construção de recuperação e construção de estradas devem realmente estar fazendo um negócio da China. Se olhar direitinho, são as mesmas que vêm tocando obras em todo o Estado e estão sempre batendo palmas nas solenidades do anúncio de novos empreendimentos.


MAGOADO

O ressentimento do coronel Lima Júnior com o governador Renan Filho não tem precedentes. Demitido da Secretaria de Segurança Pública pelo WhatsApp, como confidenciam seus amigos, Júnior é um pote de mágoas. O governo não respeitou o grande trabalho prestado por ele nos quatro anos no cargo.


ESPERADA

A mudança no comando da Polícia Militar já era prevista, mesmo que houvesse algumas reações internas. Dizer que o coronel Marcos Sampaio deixava o cargo por conta própria foi considerado conversa pra boi dormir. Que o digam oficiais que acompanharam o desenrolar da substituição


EXTRAPOLANDO

A volta de operações policiais nas favelas de Maceió com incursões também no interior do Estado está sendo acompanhada pela OAB, Ministério Público e Direitos Humanos, que desconfiam estar havendo excesso na nova gestão policial do candidato derrotado à prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar.


» A nomeação de cargos para o segundo, terceiro e quarto escalões da prefeitura de Maceió ainda deve demorar um pouco, se levar em consideração que mais de 20 mil currículos estão sendo analisados

» Embora o Fecoep nos últimos meses tenha atingido uma arrecadação próxima a R$ 1 bilhão, até agora ninguém viu nenhuma movimentação do governo do Estado para implementar projetos de ordem social prometidos durante a campanha que passou.

» O Ministério Público investiga se outros servidores da Câmara de Maceió foram beneficiados com apadrinhamentos durante processo de aposentadoria.

Mais matérias
desta edição