app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN20012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 20/01/2021 - Matéria atualizada em 20/01/2021 às 04h00

Ao assinar a ordem de serviço para a construção da ciclovia entre a Praça do Centenário e a Facima, na Avenida Fernandes Lima, na manhã de ontem, o prefeito JHC deu o pontapé inicial para humanizar cada vez mais a cidade de Maceió. Um projeto de visão, que certamente será da maior importância para a mobilidade urbana da capital.

Dentro de pouco tempo, os milhares de ciclistas poderão conviver com certa tranquilidade com outros veículos em uma das mais importantes avenidas da capital, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes bastante comum nessa parte alta da cidade. E mais: as obras não afetarão as árvores existentes ao longo do canteiro da Fernandes Lima.


SORTUDA

O senador Rodrigo Cunha não perdeu tempo e ligeirinho emplacou na prefeitura de Maceió sua namorada, Millane Fabrícia da Hora Figueiredo, com salário nada desprezível de R$ 11 mil mensais. Ela foi nomeada para ocupar o cargo em Comissão de Assessora Especial da Assessoria Especial de Políticas Sociais, mas vai atuar na Secretaria Municipal de Assistência Social. Ah, bom.


INICIADA

A vacinação contra o coronavírus foi iniciada na manhã de ontem como estava previsto e o esforço. Agora, é trabalhar para a chegada de novos lotes da CoronaVac, para que possa atender a diversos segmentos da sociedade.


PRIORIDADES

De acordo com o cronograma do governo, já estão sendo vacinados os profissionais da saúde, indígenas que residem em aldeias, idosos que moram em abrigos e com mais de 75 anos. As 71 mil doses que estão armazenadas garantirão a segundo dose da vacina.


DESNECESSÁRIA

Uma reunião convocada às pressas pelo Ministério da Saúde com os governadores e que durou apenas alguns poucos minutos em um galpão num aeroporto em São Paulo poderia ter evitado gastos desnecessários, deslocamentos e perda de tempo. Somente para avisar que os estados iriam receber parte das vacinas.


AÇÃO POLÍTICA

A chegada de lotes da Coronavac em Maceió, na noite da última segunda-feira, serviu para, além de imunizar alguns grupos prioritários dentro do projeto inicial do governo, promover politicamente algumas autoridades, a exemplo do governador de Alagoas, que deu plantão no aeroporto Zumbi dos Palmares.


ENEM

Os candidatos inscritos no Enem 2020 que estiverem com sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa devem comunicar ao Inep. Esses participantes não devem comparecer ao segundo dia de aplicação das provas, no próximo domingo (24), mesmo que tenham feito a primeira, no dia 17.


ENEM 2

Esses candidatos terão direito a fazer o Enem na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação para participar da reaplicação, bem como a apresentação dos laudos médicos e documentos que comprovem a situação, pode ser feita pela Página do Participante. O sistema ficará aberto até as 12h do dia 23 de janeiro.


GOLPE

O Ministério da Saúde não liga nem envia SMS para que os cidadãos se cadastrem para tomar a vacina contra Covid-19. O alerta foi feito pela pasta em 14 de janeiro, em nota e nas redes sociais oficiais. As ligações do tipo são golpe com objetivo de clonar aplicativos de mensagemo. A pasta reiterou que não faz agendamento de vacinação.


» Algumas atividades do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais seguem suspensas por mais 90 dias.

» A SMTT segue com o mutirão que atualiza e concede créditos emergenciais aos beneficiários do Cartão Bem Legal Especial. O mutirão foi iniciado na segunda-feira (18) e segue até o dia 29o, das 9h às 13h30.

» Cerca de 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro começaram a receber ontem R$ 2,75 bilhões referentes ao abono salarial do calendário 2020/2021 – ano-base 2019

» A Caixa depositará o dinheiro na conta corrente informada ou na conta poupança digital para quem não é cliente do banco.

Mais matérias
desta edição