app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN21012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 21/01/2021 - Matéria atualizada em 21/01/2021 às 04h00

O governo do Estado fez um carnaval com a chegada do primeiro lote da vacina CoronaVac, mas esse percentual não atinge nem 2% de toda a população alagoana. O que o governo tem a fazer é redobrar sua preocupação com leitos e UTIs, porque, como se sabe, a imunização da Covid-19 ainda deve demorar um longo tempo para trazer os benefícios esperados.

A chegada da vacina, mesmo em pouca quantidade, é o primeiro passo para a imunização da população, mas, paralelamente, o governo deveria fazer uma ampla divulgação e conscientização para que todos tomem a vacina, única solução inteligente para afastar, aos poucos, a contaminação da doença.


EXEMPLO

Além das pessoas prioritárias que estão se vacinando, o governador, o prefeito e outras autoridades também deveriam se submeter ao procedimento, para afastar de vez da população o temor de algum efeito colateral da vacina..


DE OLHO

Como sempre acontece em vacinações em massa, muitas pessoas sempre arranjam um jeitinho para se beneficiar, em detrimento da urgência dos que mais precisam. Além de os agentes de saúde terem a grande responsabilidade de fiscalizarem para que se cumpram os programas estabelecidos, o Ministério Público também deve ficar de olho nos espertalhões.


PARA DEPOIS

Preocupada com a logística da vacinação, ainda não deve ser esta semana que a apresentação de um diagnóstico completo da situação financeira da prefeitura de Maceió. Além de supostos calotes no Iprev e falta de pagamentos a serviços prestados, o município também estaria impedido de receber recursos federais por algumas inadimplências deixadas pela gestão anterior.


ESCORREGO

Pegou muito mal a nomeação da namorada do senador Rodrigo Cunha como assessora especial na prefeitura de Maceió. Millane Hora vai receber a bagatela de R$ 11 mil mensais. Além de ser campeão de gastos com a mídia no Senado Federal, Cunha reflete o pensamento da “Lei de Gerson” de levar vantagem a qualquer custo.


PACIENTES

O governo do Estado anunciou ontem à noite a chegada a Alagoas, nesta madrugada, de 18 pacientes de Covid vindos de Manaus, onde não conseguiam tratamento. Eles serão transportados pelo Samu e internados no hospitais Metropolitano e da Mulher.


PERIGO

Após vistoria no prédio atingido por um incêndio no bairro Mangabeiras, ontem, agentes da Defesa Civil Municipal informaram que vão solicitar a realocação dos moradores de rua que estão ocupando o lugar. As equipes da Defesa Civil analisaram o risco de desabamento por dano estrutural e verificaram o registro de construção do imóvel, mas, de acordo com as evidências coletadas pelo órgão, o prédio não apresenta risco de desabamento.


COVID

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de ontem.O País registrou 1.382 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 212.893 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de óbitos registrado em 24 horas desde o dia 4 de agosto, quando a marca foi de 1.394. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 983. A variação foi de +33% em comparação à média de 14 dias atrás.


» A Secretaria Municipal de Saúde solicitou informações dos hospitais e empresas fornecedoras de Maceió sobre os procedimentos que estão sendo adotados para evitar o desabastecimento de oxigênio para os eventuais casos de tratamento de Covid.

» A prefeitura solicitou às instituições que encaminhem, em 72 horas, um relatório explicativo sobre como será efetivado o planejamento das unidades em um cenário de pico da doença.

» A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social criou um novo canal de denúncias. Pelo e-mail [email protected] será possível enviar fotos, vídeos e localização dos locais que não estiverem seguindo as normas de segurança.

Mais matérias
desta edição