Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN29012021
.

O brutal assassinato do policial civil Jorge Vicente Ferreira Júnior sob a alegação de um confronto armado entre ele e militares no Distrito de Riacho Doce ainda anda mergulhado em mistério, mesmo que uma Comissão de Delegados esteja à frente das investigações. Responsabilidades à parte, o ex-juiz Diógenes Tenório, tio do assassinado, num duro discurso durante o sepultamento do policial, em Murici, cobrou empenho nas diligências e disse que este era o momento de “limpar a banda podre que infesta a Polícia Militar de Alagoas”.
Ao cobrar celeridade nas investigações e com suspeitas de que os militares extrapolaram na ação policial, o ex-juiz que ainda presta assessoria no Tribunal de Justiça, garantiu que irá acompanhar de perto os resultados das investigações e que, no seu final, se puna exemplarmente todos àqueles que participaram do assassinato.
SUSPEITA
Nas investigações que ainda não estão sendo reveladas pela polícia, teria se apurado que ocorreu um excesso de força por parte da guarnição que teria usado armas de grosso calibre para matar Jorge Vicente, numa ação, segundo Tenório, de uma “covardia inominável”.
PELAS COSTAS
O policial civil foi alvejado com vários tiros e a maioria pelas costas, fato que também será acompanhado e investigado pelo promotor Magno Moura, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, e pela colega Carla Padilha.
PARALISAÇÃO
Os funcionários do Banco do Brasil cruzam os braços durante todo o dia de hoje, protestando pelo fechamento de uma agência e transformando outras quatro em postos avançados em Pão de Açúcar, Campo Alegre, Pilar e Porto Calvo. Os serviços presenciais estarão indisponíveis no Estado, incluindo 18 agências bancárias em Maceió.
PLANOS DE SAÚDE
A Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público Estadual enviaram uma recomendação para as operadores de plano de saúde para que haja transparência na informação dos valores extras cobrados do reajuste retroativos de 2020. Os reajustes foram suspensos no ano passado por causa da pandemia do coronavírus, mas começarão a ser cobrados pelas seguradoras. O reajuste deve acontecer de forma diluída em 12 meses.
PLANOS DE SAÚDE 2
A Diretoria Colegiada da ANS estipula que as operadoras devem discriminar a cobrança de forma detalhadas nos boletos. Ou seja, deve constar o valor da mensalidade, mais o valor da recomposição e quantas parcelas ainda serão cobradas com esse adicional. Apesar da determinação da ANS, de acordo com a DPE e o MPE, muitos usuários relataram que as operadoras não estão informando com clareza os valores.
ENEM
A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar esferográfica de cor preta.
VACINAÇÃO
O Brasil já deu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para 1.509.826 pessoas. Ontem, foram aplicadas 252.171 doses. Por enquanto, as vacinas disponíveis no Brasil são a Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e o imunizante da Fiocruz, desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.
» O Mercado do Jacintinho estará fechado na próxima quarta-feira (3), para realização de um mutirão de limpeza e higienização, que integra um cronograma municipal. » Serão realizadas pequenas obras, reorganização de contêineres de lixo para dar melhor vazão aos dejetos do local, reforço na iluminação, melhorias no piso, aumento da vigilância e uma grande limpeza e higienização
» A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) investigue o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros. As informações foram disponibilizadas para venda na internet, e o episódio foi noticiado em veículos de comunicação.