Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN03022021
.

O relatório divulgado no início da semana pelo Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Alagoas sobre o avanço da Covid em Alagoas deflagra um sinal de alerta para as instituições governamentais que precisam, cada vez mais, usar mecanismos para proteger a população.
Diagnosticada como a segunda maior semana de infecções pelo coronavírus desde quando foi anunciada a pandemia, o estado de Alagoas necessita utilizar estratégias para planejar mais efetivamente o combate ao coronavírus.
Um dos pontos fracos do governo diagnosticado pela pesquisa foi o pouco uso da testagem em massa, que estabeleceria parâmetros mais seguros para o controle da doença.
SEM FISCALIZAÇÃO
Se na orla marítima de Maceió a fiscalização é mais severa por parte dos órgãos públicos, em contrapartida as determinações não são seguidas um pouco mais longe da capital. No Rio que desemboca na praia da Sereia, por exemplo, os domingos são uma festa, com aglomerações, sem uso de máscaras e sem qualquer ponto de apoio para higienização. A fiscalização, ali, parece nunca ter aparecido.
VAI PIORAR
Espera-se para o final deste mês e o começo de março, a aceleração da pandemia, agravada no período de carnaval que, mesmo sem festas públicas, os amantes da folia não deixam de fazer suas festas particulares com real risco de contaminação.
OPORTUNIDADE
Alagoas vai ter a grande oportunidade de melhorar suas condições de investimentos com a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados. Se já trazia muitos recursos para o Estado, ele agora, na presidência da Câmara, tem muito mais poder de fogo para ajudar Alagoas.
RECONHECIMENTO
Entre as muitas personalidades que parabenizaram o deputado Arthur Lira pela eleição para presidente da Câmara Federal, destacam-se o senador Fernando Collor, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, além de outros parlamentares e o governador.
SEM DESCONTOS
O deputado Pedro Vilela protocolou ontem, na Câmara Federal, emenda que acaba com a obrigatoriedade de descontos em reembolso de passagens aéreas, autorizados pela Medida Provisória 1.024 de 2020. Para Vilela, o consumidor não pode ser prejudicado ao cancelar uma viagem por questão de saúde pública.
ALÍVIO
A prefeitura de Maceió resolveu, também, acompanhar os mais de quarenta municípios que decidiram não realizar prévias e o carnaval. Além da pandemia que vem crescendo vertiginosamente, os municípios evitam de gastar dinheiro com a festança. Uma economia forçada, diga-se de passagem, mas que faz bem aos cofres públicos.
SISMÓGRAFOS
A partir de amanhã, a Braskem deve instalar seis novos sismógrafos para monitorar o afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol. Atualmente, dez equipamentos semelhantes estão instalados nos bairros e fornecem dados em tempo real à Defesa Civil Municipal. Entretanto, esses equipamentos foram instalados na superfície; já os seis novos precisarão ser instalados a 200 metros de profundidade.
SISMÓGRAFOS 2
Após a instalação, esses equipamentos serão doados à Defesa Civil Municipal, para que sejam integrados à rede de monitoramento permanente, conforme previsto no Termo de Cooperação Técnica 2.
» A Defesa Civil de Maceió começa hoje a implantação de lonas em áreas consideradas críticas para deslizamento de barreiras no município.
» As lonas devem ser instaladas inicialmente em barreiras da Avenida Leste Oeste e no bairro de Bebedouro. a Defesa Civil monitora mais de 500 pontos críticos em caso de fortes chuvas.
» O Diário Oficial de Maceió de ontem trouxe a criação da Comissão Participativa do Mercado da Produção. A equipe vai elaborar o plano de melhorias para o espaço e participar das decisões, de forma consultiva, nas mudanças e inovações implantadas pela gestão. A comissão foi instituída pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).