app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN11022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 11/02/2021 - Matéria atualizada em 11/02/2021 às 04h00

Depois de massacrar o funcionalismo arrancando de seus vencimentos 14% da Previdência, o governo já sinaliza que até o início do segundo semestre poderá rever alguns pontos considerados polêmicos até hoje, ou seja, num ano pré-eleitoral, poderá diminuir o percentual de contribuição para alguns segmentos. O governo somente se deu conta do castigo aplicou depois de anos sufocando os servidores públicos, em especial os aposentados, que foram os mais atingidos. Se o atuário que está fazendo os cálculos encontrar brechas para a redução da alíquota, a Assembleia Legislativa será provocada para dar o seu parecer.

Sem muita preocupação por estarem os cofres públicos recheados, o governo, ao que parece, poderá contribuir para o desaperto da economia dos servidores, que reclamaram, brigaram, mas não conseguiram sucesso nas suas reivindicações.


MAU EXEMPLO

Embora seus auxiliares venham se empenhando para que a população adote medidas preventivas contra o coronavírus, que se alastra com velocidade, o governador Renan Filho faz exatamente o contrário. Por onde anda no interior, a pretexto de lançar o CRIA, programa coordenado por sua esposa Renata para ajudar famílias em dificuldades, as reuniões são um desastre do ponto de vista de saúde pública.


SEM PROTEÇÃO

Reunindo centenas de pessoas, a maioria sem a proteção individual, o governador incentiva, assim, a proliferação do coronavírus, como foi o caso recente em Arapiraca, onde estava assessorado, além de auxiliares diretos, com o secretário de Fazenda, George Santoro.


PALANQUE ARMADO

O lançamento de obras em praticamente todas as regiões revela que o governador Renan Filho ainda não desarmou o palanque das últimos eleições. Muito bom seria a intervenção do Ministério Público para lembrar ao governador que ele deve dar o bom exemplo, não induzir as pessoas a contrariar o próprio decreto instituído pelo Palácio República dos Palmares.

HU

O Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas, informou, por meio de nota, que as funcionárias gestantes e lactantes que atuam na unidade não estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19, portanto, segundo o hospital, não sendo expostas ao risco de contaminação. Em denúncia, funcionários do local repudiaram a decisão do hospital de convocar as colaboradoras, afirmando que tal fato poderia trazer riscos à saúde delas.


RODOVIÁRIOS

Em audiência realizada ontem de manhã, mediada pelo Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Maceió pediu um novo prazo para apresentar uma resposta definitiva sobre a possibilidade de adiantar o pagamento do tíquete alimentação aos rodoviários que atuam no transporte coletivo da capital e terá até o dia 22 de fevereiro para fazer nova proposta. Com a possibilidade de obterem uma resposta concreta, trabalhadores decidiram adiar o movimento grevista.


FLAGRANTE

Cinco reeducandos monitorados por tornozeleira eletrônica foram detidos, nesta quarta-feira (10), durante uma operação desencadeada pela Polícia Penal de Alagoas. Os presos, que respondem por vários crimes, foram flagrados descumprindo medidas cautelares diversas da prisão e foram recolhidos ao complexo penitenciário da capital. As prisões ocorreram no Conjunto Village Campestre e o complexo residencial Benedito Bentes, na parte alta da cidade e são fruto da Operação Raio Zero, desencadeada pela Seris.


» Além dos serviços disponíveis online, os contribuintes maceioenses também podem ter acesso às atividades da Secretaria Municipal de Economia de forma presencial nos postos de atendimento das Centrais Já! do Maceió Shopping, Shopping Farol e Shopping Pátio Maceió.

» Por causa da pandemia, o atendimento só será realizado com agendamento prévio, que pode ser feito pela internet no www.agendamento.seplag.al.gov.br.

» O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou no fim da tarde de ontem os gabaritos das questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão digital. Os gabaritos também podem ser conferidos no site do instituto.

Mais matérias
desta edição