app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN12022021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 12/02/2021 - Matéria atualizada em 12/02/2021 às 04h00

Embora o governador Renan Filho tenha cautelosamente sinalizado que uma grande composição política para 2022 estaria aberta, essa suposição por certo não convencerá o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a sair da oposição.

Na verdade, uma reforma do secretariado no governo do Estado está próxima de acontecer, em que fortes secretarias poderiam servir como objeto de troca nesse jogo político. A Educação e outras, menos evidentemente a Segurança Pública e a Saúde, são, no momento, inegociáveis, mas outras podem entrar em futuras alianças.

Muito embora esteja disposto a ajudar o estado de Alagoas na sua condição de presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira não quer nem conversa em provável aliança com a família Calheiros. É oposição, e pronto.


NEGOCIAÇÃO

Como já deu entender que a campanha para a eleição de 2022 foi antecipada pelo comportamento do governo adotado até o momento, negociar secretarias para apoios no próximo ano está dentro da razoabilidade. E Renan Filho parece não querer perder tempo.


PRISÃO DE MILITARES

Trabalhando em silêncio, a Polícia Civil chegou ontem à conclusão de que os seis militares que participaram do assassinato do policial Jorge Vicente Ferreira, até prova em contrário, são culpados. Eles foram presos e conduzidos ao presídio militar. A bola, agora, está com a Justiça.


SE FAMILIARIZANDO

Pegando carona no projeto CRIA, em que acompanha o governador em todos os encontros políticos, o secretário George Santoro parece querer algo mais em 2022. Ele não comenta sobre essa possibilidade, mas estaria propenso a disputar um cargo eletivo para a Câmara dos Deputados.


DE FORA

Auxiliares do governo do Estado comentam nos bastidores que o governador estaria propenso a fazer uma grande aliança política e não descartaria até mesmo trazer para seu governo conhecidos adversários, desde que não lhe complicassem a vida política no próximo ano.


CONTRASSENSO

Enquanto a Secretaria de Saúde do Estado trabalha para aumentar o número de leitos para atender as vítimas do coronavírus, o governador Renan Filho faz exatamente o contrário: leva multidões para seus encontros no interior para lançar o Programa CRIA, coordenado por sua esposa, Renata Calheiros. A maioria das pessoas, por sinal, sem usar máscaras.


COVID

A Covid-19 já vitimou pelo menos 94 profissionais da imprensa em todo o País, conforme pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde, Previdência e Segurança da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e divulgada ontem. Os números são referentes ao início da pandemia - em março de 2020 - até o final de janeiro de 2021. Em Alagoas, dois profissionais não resistiram às complicações da doença.


BAIRROS AFETADOS

Em reunião online com o Ministério Público Federal), a Braskem apresentou o relatório mensal das ações realizadas nos bairros afetados pela mineração e comunicou quais medidas estão sendo adotadas para a aceleração do pagamento das indenizações. A empresa informou que, até 5 de fevereiro deste ano, foram apresentadas 4.213 propostas de compensação para moradia, em que 470 são de imóveis comerciais ou mistos. Os representantes da empresa se comprometeram a apresentar, mensalmente, relatório das ações de desocupação realizadas.


» A imunização contra a Covid-19 para idosos com idade a partir de 83 anos segue até amanhã nos três pontos instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.

» Até quarta-feira (10), 2.053 idosos do grupo prioritário já haviam sido vacinados, número que corresponde a aproximadamente 61,3% da meta estabelecida para esta etapa. Após o balanço que será realizado ao final deste prazo, a SMS vai decidir se continua a vacinação desta faixa etária.

» A SMTT autorizou os motoristas de transporte escolar em Maceió a trafegar com as vans na faixa azul. A autorizaçãosó terá vale quando os veículos estiverem em serviço, e só podem utilizar a faixa azul os que estiverem cadastrados na SMTT.

Mais matérias
desta edição