Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN17032021
.

Em vez de facilitar os caminhos da burocracia para que pequenos empresários tenham acesso aos empréstimos da Agência Desenvolve, cujo setor produtivo agoniza por força da pandemia, o governo do Estado deveria pedir autorização à Assembleia Legislativa e destinar parte dos R$ 5 bilhões que estão em caixa destinados a obras físicas para socorrer quem está à beira da falência.
Essa providência, analisam empresários que estão com a corda no pescoço, seria bem mais prática e objetiva, ao contrário de um processo burocrático estabelecido pelo governo para socorrer quem mais precisa. Mas, pelo visto, essa alternativa não é bem vista pelo Palácio República dos Palmares, que objetiva pôr em prática um projeto político para as eleições do próximo ano.
Fase vermelha
O aumento considerável do número de mortes e a superlotação de leitos hospitalares fizeram com que o governo decretasse a fase vermelha e, consequentemente, restringisse ainda mais as atividades durante quatorze dias em Maceió. A volta à normalidade somente se dará com a diminuição os casos de Covid-19. O decreto foi publicado na noite de ontem, depois de uma entrevista coletiva concedida pelas autoridades de saúde.
Aperto
O governo garantiu que todas as medidas tomadas serão fiscalizadas pelo poder público e qualquer estabelecimento que contribuir para a existência de filas será automaticamente fechado. Além de outras alterações, o transporte intermunicipal também está suspenso a partir da zero hora de amanhã.
Descumprimento
As autoridades sanitárias, segundo o próprio secretário da Saúde, Alexandre Ayres, atribuem à população o descumprimento das normas estabelecidas, não colaborando com o distanciamento social.
Pressa
Com grande repercussão nas redes sociais, o governo se apressou em desmentir notícia divulgada pela Folha de São Paulo sobre aumento do ICMS no preço dos combustíveis em 18 estados, inclusive Alagoas, mas não disse por que o imposto daqui é um dos maiores do nordeste.
Mais abrangente
Mesmo com o governo anunciando ajuda ao setor de bares e restaurantes, os mais atingidos pelo decreto governamental, a ação não foi suficiente para salvar os comerciantes que sobrevivem do turismo, que terão ainda que arcar com o custo tributário, avaliam deputados na Assembleia Legislativa.
Desrespeito
Um vídeo mostrando um grupo de jovens desrespeitando a estátua do lexicógrafo (dicionarista) alagoano Aurélio Buarque de Holanda, na orla de Ponta Verde, em Maceió, tem repercutido nas redes sociais desde o fim de semana. Nas imagens, é possível ver o grupo cantando, sentado ao redor da imagem, ironizando a personalidade alagoana e, até, “agredindo” a escultura.
Desrespeito 2
Apesar do desrespeito, o ato não é considerado vandalismo, já que não houve danos de nenhum gênero. A estátua é uma homenagem do escultor mineiro Léo Santana ao ilustre alagoano e foi inaugurada em novembro de 2015, em meio à programação dos 200 anos da cidade. Meses depois de inaugurada, logo teve parte da estrutura danificada quando os óculos que o dicionarista segurava em uma das mãos foi quebrado. Estudantes de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão desenvolveram um aplicativo, chamado “Não”, para que mulheres possam fazer denúncias sobre violência doméstica. De acordo com a presidente da Liga Acadêmica do curso, Isabelle Mendes, a ferramenta busca ajudar mulheres que, com a plataforma instalada, se estiverem sendo agredidas, basta um clique para acionar a polícia e compartilhar a localização em tempo real, de forma rápida e discreta.