app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN30032021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/03/2021 - Matéria atualizada em 30/03/2021 às 04h00

O novo decreto de isolamento social que deverá ser anunciado pelo governo do estado nesta terça-feira poderá ampliar as restrições já impostas para evitar o crescente número de mortes e infecções pelo coronavírus.

Durante o dia de ontem, relatórios foram analisados pelas autoridades sanitárias e, pelo quadro aparente, novas medidas podem acontecer neste período de Semana Santa, inclusive o fechamento de alguns setores comerciais, o que seria um desastre para a já combalida economia alagoana.


Sinal vermelho

Na última semana, mais de 20 pessoas têm morrido por dia, o que revela que a situação continua incontrolável e que ainda não existe perspectiva de que cesse a pandemia ou pelo menos diminua a agressividade da Covid-19 neste momento. A continuar assim, o lockdown não está descartado, o que seria um golpe fatal para trabalhadores e empresários.


O fardo

O governo do Estado, que passou muito tempo indiferente ao projeto de lei que obrigava o uso de máscaras em locais públicos, pauta iniciada no ano passado e só agora votada pela Assembleia Legislativa, vai arcar com o ônus? A Assembleia jogou a responsabilidade para o governo, que deverá definir as penalidades de quem não cumprir a lei.


Quem fiscaliza?

Um dos maiores problemas para fazer valer a lei do uso obrigatório de máscara é o contingente de agentes públicos que vai fiscalizar o dispositivo. Se já era difícil manter uma ação eficaz no funcionamento de bares e restaurantes, imagine fiscalizar o povo nos municípios do interior, nas praias e na periferia de Maceió.


Logística

A prefeitura de Maceió vem trabalhando para diminuir as filas nos postos de vacinação e tem conseguido bons resultados quanto a isso. Os postos drive-thru têm trabalhado com eficiência e o atendimento das pessoas está bem organizado.


Seleção no TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou nessa segunda-feira (29), no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), as novas datas para as provas objetivas do processo seletivo simplificado para contratação excepcional e temporária de contador e de técnico em contabilidade. Os processos acontecem no dia 26 de abril, a partir das 8 horas, para técnico contábil, e, para o cargo de contador, a partir das 14 horas.


Prova virtual

A seleção estava suspensa devido às medidas de distanciamento social para controle da pandemia de Covid-19 e, agora, passará a ser realizada de forma totalmente virtual. São ofertadas oito vagas para os cargos, quatro para cada área. A Escola Superior da Magistratura (Esmal é organizadora do certame.


Resultado do Enem

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram divulgados ontem, na página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Foram publicados os boletins de desempenho das seguintes versões do Enem: impressas (primeira e segunda aplicação); digital; PPL (para pessoas privadas de liberdade). Os treineiros só poderão consultar os resultados em 28 de maio.


Prouni e Fies

O Enem 2020, previsto inicialmente para novembro do ano passado, foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021, em razão da pandemia. Consequentemente, programas do governo que costumam utilizar a nota da prova - como o Prouni e o Fies - aceitaram apenas os resultados das edições anteriores do exame. Não daria tempo de aguardar até o fim de março para iniciar os processos seletivos.


Inscrições em abril

O único programa de acesso ao ensino superior que conseguiu reorganizar o calendário para usar as notas do Enem 2020 foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele seleciona alunos para universidades públicas. As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril. Serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.


Praça Dandara

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) vai requerer à Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) a adoção de medidas para manutenção do nome da Praça Dandara dos Palmares, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió. O ofício ratifica a importância histórica e cultural da esposa de Zumbi dos Palmares pelo fim do regime escravocrata no Brasil e reforça que equipamento público é de uso comum de todos, independentemente de religião.

Mais matérias
desta edição