app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN04012021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/04/2021 - Matéria atualizada em 01/04/2021 às 04h00

Insensível ao apelo dos deputadosestaduais para que o ICMS dos combustíveis seja reduzido em Alagoas, a exemplo de medidas adotadas pelo governo federal, o secretário da Fazenda, George Santoro, tachou de “discurso vazio” a reclamação de alguns deputados, dando a entender que em nenhum momento o governo pretendeu mexer nos tributos, embora o governador em certa oportunidadetenha assegurado que Alagoas teria a gasolina mais barata do Nordeste.

Ao contrário do que afirmou Renan Filho, Alagoas é o estado do Nordeste com um dos maiores preços de gasolina da região, fruto da aplicação de um ICMS extorsivo que penaliza todos os setores da economia alagoana.


Reação

Considerando como provocação ao Poder Legislativo, os deputados Ângela Garrote, Davi Maia, Cabo Bebeto, Jó Pereira, Galba Novaes, Bruno Toledo e Inácio Loiola fizeram coro sobre a cobrança impiedosa do ICMS e criticaram as declarações de George Santoro, que, para eles, só tem atrapalhado o setor produtivo e, consequentemente, toda a população alagoana.


Sem resposta

O governo do Estad, que prometeu e não cumpriu a promessa de fazer Alagoas como o estado que teria o combustível mais barato de toda a região, se fez de desentendido sobre a reação dos deputados.


Vacina do além

A Controladoria Geral da União ( CGU), o Ministério Público de Contas e o Ministério Público de Alagoas vão ter um trabalhão danado para saber quais foram os 21 mortos vítimas da Covid-19 vacinados recentemente. Além dos mortos, mais 275 também teriam sido vacinados.


Privilégio

A da CGU também investiga se prefeitos, secretários municipais e vereadores furaram a fila da vacinação. Na mira, outros delitos que poderiam ter sido cometidos.


Vacinação fake

É falso um suposto calendário com datas previstas para vacinação contra a Covid-19 de diversos públicos-alvo em Alagoas que está sendo divulgado por meio do aplicativo WhatsApp. A tabela que vem sendo compartilhada prevê a imunização para a população com idades até 32 anos.


Depende de doses

As informações contidas na mensagem não foram divulgadas por órgãos oficiais. Vale ressaltar que a vacinação depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde (MS) e da quantidade de pessoas em cada faixa etária.


Dia do Vaqueiro

O plenário da Assembleia Legislativa discutiu e votou, ontem, 18 matérias, entre elas o projeto de lei nº 396/2020, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), que dispõe sobre a criação do Dia Estadual do Vaqueiro, no calendário de eventos do Estado de Alagoas, a ser comemorado anualmente no último domingo do mês de agosto. A matéria foi discutida em 1º turno e deverá entrar em votação na pauta da próxima semana.


Símbolo de Alagoas

O autor da proposição disse que da Zona da Mata ao Sertão, passando pelo Agreste, o vaqueiro está presente, realizando as mais diversas tarefas, tendo como a principal delas, cuidar do rebanho. “O vaqueiro é figura símbolo de todas as regiões do Estado de Alagoas, em particular, da região do sertaneja, onde a lida com o gado faz parte do cotidiano de milhares de famílias situadas no campo e na cidade”, destacou Inácio Loiola.


Equatorial orienta

Com o feriado da Semana Santa, a Equatorial Energia Alagoas orienta os clientes sobre os horários de funcionamento das suas agências durante o período. As agências de atendimento presencial e credenciados dos 102 municípios alagoanos estarão abertas em horário normal, exceto no feriado da Sexta-feira da Paixão.


Equatorial orienta

Já as Centrais de Atendimento ao Cidadão (Já!) da capital e do município de Penedo estarão com o funcionamento suspenso hoje e amanhã, conforme medida do Governo de Alagoas para todas as unidades.

Mais matérias
desta edição