app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN02042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/04/2021 - Matéria atualizada em 02/04/2021 às 04h00

O fechamento de toda a atividades comercia, com exceção das lojas de pescado, nesta sexta-feira faz o governo do Estado apostar que o número de mortes e infectados pela Covid-19 se apresentará reduzido quando novas avaliações forem feitas a partir da próxima quinta-feira. Além de do setor de serviços, shoppings, supermercados e atividades afins suspenderão o atendimento ao público.

Dependendo do resultado deste final de semana, o governo pode estudar uma flexibilização nas medidas tomadas, mas especialistas na área de saúde acham que dificilmente Alagoas sairá da Fase Vermelha agora. É preciso que a população ajude, mantenha o distanciamento social e pratique sempre a higienização das mãos e de objetos pessoais. Só assim serão obtidos os resultados esperados.


Adiamento do IR

Um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados deve permitir que a declaração de Imposto de Renda ano-base 2020 será estendido até o dia 31 de julho, ao invés de 30 de abril, como está previsto. Isso, entretanto, vai depender ainda de uma votação no Senado. O relator do projeto, deputado Marcos Marcos Aurélio Sampaio, do MDB-PI, disse que com essa medida o brasileiro, neste momento de pandemia extrema, terá mais tempo para prestar contas ao leão.


Movimentação palaciana

Nos corredores do Palácio República dos Palmares, mesmo nesta pandemia, não se fala em outra coisa a não ser a reforma do secretariado que deverá ser feita pelo governo do Estado. E isso deve acontecer logo, mesmo que o momento seja impróprio e Renan Filho tenha angariado a repulsa do empresariado local, principalmente o do setor de serviços.


Fechamento

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), prevê que muitos estabelecimentos irão fechar suas portas, já que o número de hóspedes não compensa o investimento feito depois que o governador baixou decreto fechando praias, rios, lagos, shoppings, bares e restaurantes no feriadão. Para o presidente da Associação, a situação beira o colapso.


Abusando

Indiferentes ao alerta dado pelo governo de que esta é a época de se exigir muito cuidado, como por exemplo o distanciamento social e outras medidas de proteção, consumidores lotaram os principais mercados de Maceió e muita gente ainda foi flagrada sem o uso de máscara. Como parece não haver fiscalização, o que se vê são comerciantes e consumidores transgredindo o decreto governamental.


Quebradeira

Com o avanço da pandemia e o aumento na rigidez dos decretos de isolamento social em Alagoas, vários negócios vêm fechando as portas e demitindo trabalhadores. Um deles é a Pizzaria Kidelícia, em Maceió, que teve de demitir mais de vinte funcionários no período de um mês, segundo relatou o dono do estabelecimento por meio das redes sociais.


Quebradeira 2

“A cada dia as coisas ficam piores”, conta o empresário, mostrando várias carteiras de trabalho. “No mês passado eu dei baixa em dez funcionários, aqui acho que tem mais quinze ou dezesseis”, desabafou.


Vacinado ao vivo

Fernando Palmeira, repórter da TV Mar, se tornou o primeiro da categoria a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em transmissão ao vivo. O momento foi registrado durante a programação da emissora da Organização Arnon de Mello na manhã dessa quinta-feira (1º).


Projetos premiados

Duas escolas de Alagoas tiveram dois projetos premiados na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A cerimônia foi transmitida pelo YouTube. O primeiro projeto, da escola SESI de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes, de Maceió, foi desenvolvido pelos estudantes Eduardo Mamedes Martiniano Monteiro, Jayane Milena Tavares Melo e Jhonata Augusto Silva.


Projetos premiados 2

O segundo é da Escola Estadual Prof. Arthur Ramos, da cidade do Pilar, e envolveu também três estudantes: Thawane Silva Santos, Maria Izabel da Silva e Mikaely Vitória dos Santos Silva. A Febrace é a principal mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia do ensino fundamental, médio e técnico do país.

Mais matérias
desta edição