app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN13042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 13/04/2021 - Matéria atualizada em 13/04/2021 às 04h00

A chegada da quadra chuvosa veio para assombrar ainda mais uma população já exausta com tanta notícia ruim por causa da pandemia. Se os próximos meses seguirem a toada dos últimos dias, com chuvas fortes, alagamentos e deslizamentos de encostas, então a Covid-19 ganha novo fôlego para manter seu rastro de mais mortes e doentes por Alagoas.

O cenário é preocupante: com uma ascensão galopante no número de mortos e contaminados pela doença, aglomerar desabrigados em ginásios de escolas públicas, ou até mesmo em salas de aulas abafadas, vai ser um paliativo desafiador para prefeitos e governador. Como conter a Covid-19 entre um amontoado de desalojados?

No momento, além da cobrança incessante por vacinas para todos, os órgãos de fiscalização e controle também precisam inserir nas suas pautas a busca por informações sobre um plano de contenção da Covid-19 em situações de desastre natural - se é que esse plano existe. Ministérios Públicos Federal e Estadual, atenção, porque a hora de agir é essa!


AÇÕES

Na outra ponta, numa tentativa de evitar algo pior, há ainda as ações do Executivo para reduzir danos dos próximos dilúvios. Desobstrução de galerias de águas pluviais, lonas para cobertura de encostas e monitoramento das áreas de risco mais comuns estão entre as medidas tomadas todo ano. Se elas vão funcionar para essa quadra chuvosa, só São Pedro é quem sabe.


DISTANCIAMENTO

O governo do Estado deve anunciar novo decreto hoje com poucas mudanças na fase vermelha de distanciamento social controlado. O grupo responsável pelas avaliações do quadro de Covid-19 no Estado ficou de se reunir ontem com a cúpula da Saúde para discutir os números da pandemia do último fim de semana, que apresentava um nível de ocupação de leitos de UTI ainda alto (90% em Maceió e 87% em Alagoas) e uma média de 20 óbitos por dia.


NO LIMITE

O setor de bares e restaurantes não aguenta mais as restrições impostas pelo governo, mesmo com a flexibilização liberada na semana passada. Eles alegam que o fechamento a partir das 16h vem trazendo sérios prejuízos para o setor, acostumado a ter um faturamento maior principalmente no período noturno. É exatamente esse segmento que deverá ganhar algum avanço, mas não tão significativo como pensam os empresários. Os demais setores produtivos deverão continuar funcionando sem nenhuma alteração.


LUTO

A morte de Bernardino Souto Maior e Falcon Barros, pem consequência da Covid, deixa a classe jornalística em luto profundo. Com 72 anos, Bernardino estava intubado havia duas semanas em um hospital de Fortaleza e faleceu no fim de semana. Passou por vários veículos de comunicação do Estado e era um dos principais destaques do jornalismo político alagoano.


LUTO 2

Falcon Barros, que estava internado num hospital de Maceió e morreu ontem, era repórter cinematográfico e supervisor de imagens da TV Gazeta, onde trabalhava havia cerca de 40 anos, tendo colecionado diversos prêmios de jornalismo.


LEILÃO

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza nesta terça-feira, a partir das 10h, mais um leilão de veículos apreendidos em Maceió. No total, 154 carros e motos estarão à disposição dos interessados, sendo 41 conservados, 24 sucatas aproveitáveis e 89 inservíveis. Os veículos devem ser arrematados pelo site www.focoleiloes.com.br.


» Em pelo menos 768 municípios do País há pacientes infectados pela Covid-19 em estado grave, aguardando por leitos de UTI.

» A pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada de 5 a 8 de abril, mostra que, nessas localidades, 72,4% aguardam leitos em hospitais, 26,2% em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 11,7% em hospitais de campanha.

» A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de fevereiro aponta que as micro e pequenas empresas (MPEs) continuam puxando a geração de empregos com carteira assinada no país pelo oitavo mês consecutivo, respondendo por 68,5% dos empregos formais criados em fevereiro de 2021.

Mais matérias
desta edição