app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/04/2021 - Matéria atualizada em 14/04/2021 às 04h00

A imunização é a esperança para o retorno seguro das aulas presenciais. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, os profissionais do setor educacional serão vacinados contra a Covid-19 logo após os profissionais de saúde, segurança pública e os grupos de idosos. Mas há um porém: a rede privada de ensino não foi considerada dentro do cronograma.

Por isso, o Sindicato dos Professores de Alagoas articula a inclusão no grupo prioritário. O diagnóstico de professores ativos na rede privada deve ser apresentado pelo sindicato nos próximos dias. O presidente do Sinpro em Alagoas, Eduardo Vasconcelos, disse que as escolas são insubstituíveis. “O nosso medo é o risco de infecção por estarmos na linha de frente, ou seja, em contato direto com os estudantes e sem nenhuma perspectiva de vacinação, já que o formato híbrido é uma prática necessária nas escolas particulares para evitar a perda de arrecadação”, explica.


COMPROVAÇÃO

Para uma vacinação justa, dentro do pleito, os profissionais irão precisar comprovar vínculo empregatício com as unidades educacionais. É mais um capítulo da pandemia em Alagoas..


TRETA

Para engrossar o caldo da disputa pela imunização, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) fez coro à nota de repúdio emitida pela Federação Nordestina dos Policiais Civis. No documento, a entidade repudia ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Paraná em desfavor da imunização dos profissionais de Segurança Pública.


NO SUPREMO

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da lei estadual 7.660/2014, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de despachante documentalista em Alagoas. A decisão se deu na sessão virtual que julgou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5251 ajuizada pelo governador Renan Filho.


NO SUPREMO 2

Em seu voto, o relator, ministro Marco Aurélio, afirmou que a lei viola o artigo 22, incisos I e XVI, da Constituição Federal, que prevê a competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalho e condições para o exercício de profissões. A seu ver, a lei alagoana, a pretexto de definir regras de caráter administrativo para atuação do despachante, acabou regendo tema referente a direitos e deveres desses profissionais.


RODOVIÁRIOS

O Tribunal Regional do Trabalho realizou ontem, de maneira remota, mais uma audiência para tentar pôr fim ao impasse entre as empresas de ônibus e os rodoviários, que estão com indicativo de greve. Entretanto, ainda não foi desta vez que se chegou a um acordo, e uma nova audiência já está marcada para acontecer amanhã, às 15h.


RODOVIÁRIOS

No novo encontro, o Sindicato dos Rodoviários vai informar se a categoria aceitou a sugestão apresentada por Rafael Gazzanéo, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, de reduzir o valor do ticket-alimentação para R$ 350,00, no período de janeiro a dezembro deste ano, mas com retorno de R$ 500,00 a partir de janeiro de 2022.


PAM SALGADINHO

As consultas odontológicas realizadas no PAM Salgadinho agora são marcadas pelo Sistema Gestor da Regulação (SGR). Esse tipo de agendamento é inédito na capital alagoana e acontece desde o início de março. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona no bloco F do PAM, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e oferta seis especialidades em odontologia: Estomatologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia, Radiologia, Protesista e Odontopediatria para pacientes especiais.


» O Brasil registrou 3.687 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta terça-feira (13) 358.718 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 3.051.

» É o quarto dia seguido em que a média móvel fica acima da marca de 3 mil.

» Até segunda-feira (12), a campanha Vacina Solidária arrecadou quatro toneladas de alimentos e produtos de higiene nos pontos de vacinação contra a Covid-19 em Maceió, segundo levantamento feito pela Semas.

» Os donativos arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que passam por dificuldades financeiras devido à pandemia.

Mais matérias
desta edição