app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/04/2021 - Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

Mesmo com a melhora do cenário de desabastecimento para o enfrentamento da Covid-19, 975 Municípios no país afirmam que têm o risco iminente de ficar sem medicamentos do chamado "kit intubação" para atendimento de pacientes em estado grave. A pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) – de 12 a 15 de abril – mostrou ainda a preocupação de 391 gestores com a possibilidade de faltar oxigênio. Na pesquisa anterior, esses números eram 1.207 e 589, respectivamente.

A pesquisa desta semana contou com a participação de quase 3 mil Municípios e traz informações complementares, como o preenchimento da base de dados do Ministério da Saúde pelos gestores locais e a gestão para aplicação da segunda dose da vacina. Dos Municípios que responderam sobre o registro de doses aplicadas, 2.317 se esforçam para preencher o sistema no mesmo dia e 2.674 fazem isso na modalidade on-line.


VACINAÇÃO

Sobre a gestão da aplicação de vacinas pelos gestores municipais, 1.449 Municípios optam por guardar a segunda dose da vacina para garantir a imunização do público prioritário, enquanto 1.426 optam por aplicar todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.


ESTOQUE

De modo geral, apenas 85 das 5.568 prefeituras afirmaram fazer estoque dos imunizantes sem que seja para segunda dose. Mais de 2,8 mil gestores municipais confirmaram a informação de capacidade para aumentar as imunizações, se a quantidade de vacinas disponíveis nos Municípios fosse maior.


EM BRASÍLIA

A deputada federal Tereza Nelma foi eleita, com 72,6% dos votos da bancada feminina, composta de mulheres de todos os partidos, para ocupar o cargo de Procuradora Geral da Mulher na Câmara dos Deputados (biênio 2021-2022). Recentemente, ela também foi eleita por aclamação coordenadora da bancada federal de Alagoas.


MANDATO AMEAÇADO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que deve julgar, em maio, o pedido do PSC para cassar o diploma do atual prefeito de Passo de Camaragibe, Ellisson Santos da Silva (PTB). O partido alega que, embora tenha se afastado de cargo comissionado, ele exerceu a função na campanha no pleito de 2020.


VIOLÊNCIA

O Tribunal de Justiça de Alagoas registrou, em média, cinco processos diários de violência contra a mulher em 2020. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram 2.087 novos casos no ano passado. Comparado com 2019, que registrou 1.915 casos, o aumento foi 8,9%.


VIOLÊNCIA 2

Os números mostram que há 6.754 casos de violência doméstica pendentes na Justiça alagoana. Em 2020, foram 2.493 baixados e 881 com sentenças. A taxa de congestionamento no tribunal alagoano ficou em 73% no ano passado, a 11ª maior do País e 6ª do Nordeste.


REPÚDIO

Em nota encaminhada à imprensa, instituições LGBTQIA + e outras defensoras de direitos humanos repudiaram os comentários feitos pelo pastor da Assembleia de Deus em Alagoas José Olímpio. O líder religioso causou polêmica ao dizer que vai orar para o ator Paulo Gustavo se encontrar com Deus. O humorista encontra-se internado, em estado grave, devido às complicações da Covid-19.


DESABRIGADOS

Na nota, as instituições chamam o comentário de atitude agressiva e citam que o ato foi motivado por homofobia, fundamentado em intolerância e conservadorismo. Os integrantes ainda pedem às autoridades que crimes como estes, motivados por homofobia, sejam enquadrados na tipificação da LGBTfobia.


» Após a forte chuva que vem caindo na capital alagoana, 16 famílias que ficaram desalojadas foram encaminhadas para a Casa de Ranquines, um abrigo conveniado à prefeiura no Centro de Maceió.

» Segundo relatório da Defesa Civil, somente na quinta-feira (15), foram atendidas 71 famílias. Destas, 36 foram encaminhadas para avaliar se estão no perfil para receber o Aluguel Social ou outros benefícios.

» A campanha Vacina Solidária começou a arrecadar casacos, edredons, lençóis e roupas para as vítimas das chuvas em Maceió. Os alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza também podem ser doados.

Mais matérias
desta edição