app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN24042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 24/04/2021 - Matéria atualizada em 24/04/2021 às 04h00

Alagoas está entre os seis estados da federação que apresentaram diminuição na área de seca no último mês de março, quando comparado ao mês de fevereiro, segundo aponta levantamento do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Apesar da diminuição da área com seca, em Alagoas e no Piauí a severidade piorou. Seca excepcional, que não ocorria desde março de 2019 no brasil, é registrada no noroeste paulista. Chuvas acima da média contribuíram para a melhora do quadro no Sul. O Espírito Santo deixou de registrar seca. Devido às chuvas abaixo da média em março, no Nordeste foi observada uma piora na condição de seca, marcada principalmente pelo aumento das áreas com seca grave e/ou moderada em todos os estados.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e seus impactos.


DESVIO

Durante ação da Polícia Rodoviária Federal ocorrida na quinta-feira (22), equipe flagrou caminhões carregados de combustível – parte apreendido em Guaraí (TO) e que seria trazido para Alagoas - mas acabou desviado. Segundo a PRF, as empresas emitem nota fiscal para estados com menor carga tributária, sonegando assim impostos para o destinatário, causando prejuízo à economia. Os caminhões estavam trafegando em um trajeto totalmente divergente daquele previsto no documento fiscal apresentado.


DESVIO 2

A PRF apreendeu, no total, seis semirreboques do tipo tanque carregados com cerca de 178 mil litros de etanol e constatou que três motoristas que conduziam os caminhões apresentaram documento fiscal incompatível com o transporte efetivamente realizado, combustível avaliado em mais de meio milhão de reais. Outros dois caminhões apreendidos em Guaraí também estavam na mesma situação, teriam carregado etanol em Mato Grosso e deveriam levar o combustível para Alagoas.


AGRESSÃO

O menino de cinco anos que teria sido agredido com pedaço de madeira pelo próprio padrasto, em Pão de Açúcar, continua internado no Hospital de Emergência do Agreste, com quadro de saúde considerado estável. A vítima recebe cuidados na Sala de Recuperação Pós-Anestésica e, até a tarde desta sexta-feira, não havia previsão de alta médica. No dia 21, o padrasto do menino foi preso por suspeita de torturar o enteado, que tinha ferimentos em várias partes do corpo.


COVID

A faixa etária dos jovens entre 20 e 29 anos é a que teve o maior aumento das mortes por Covid-19 na comparação entre o verificado no começo do ano e os dados coletados nas duas primeiras semanas do mês, de acordo com o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (23).


KIT INTUBAÇÃO

Pelo menos 591 municípios brasileiros estão assombrados pelo risco de não terem o kit intubação para atendimento aos pacientes com a covid-19 internados. Os dados constam da quinta pesquisa semanal feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para apurar os desafios enfrentados pelos entes locais no combate à pandemia da Covid-19. Em Alagoas, as unidades de saúde garantiram na semana passada que têm estoque suficiente.


UTIS

A taxa de ocupação de leitos para Covid em hospitais de operadoras de planos de saúde com rede própria atingiu em março o maior percentual desde o início da pandemia, com 80% das vagas ocupadas. O dado faz parte do Boletim Covid-19 da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgado com dados do mês passado. O recorde de ocupação registrado em março foi o terceiro seguido, já que as maiores taxas anteriores eram de fevereiro (73%) e janeiro (66%).


» A Feirinha e o Pavilhão de Artesanato da Pajuçara terão o horário de funcionamento dos boxes ampliado para até as 20h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. A medida vai beneficiar 370 comerciantes.

» A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou na sexta-feira (23) o plantio de 15 mudas de árvores em um dos pontos crônicos de descarte irregular existentes na cidade

» O local escolhido fica no Vergel e constantemente recebe resíduos descartados de forma irregular. Durante a ação, foram retiradas cerca de 15 toneladas de resíduos domiciliares e materiais inservíveis.

Mais matérias
desta edição