app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN27042021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 27/04/2021 - Matéria atualizada em 27/04/2021 às 04h00

Os dias vão se passando, o número de óbitos ainda navegando em torno de 22, 23 em Alagoas, e a Secretaria de Saúde acreditando que somente dentro dos próximos quinze dias se terá um verdadeiro diagnóstico das medidas impostas durante os últimos dias.

A Sesau está consciente de que ainda estamos vivendo uma situação bastante crítica com relação à pandemia, mas aposta que as curas vão acontecer mais rapidamente e, naturalmente, que a ocupação de leitos vai diminuir.

Também é o que esperam todos os alagoanos, que torcem por uma queda acentuada nos casos de contaminação pelo Covid-19 e que os hospitais e UPAs tenham condições de superar a possibilidade de um provável novo ataque da doença.


SÓ COM VACINA

Muito embora Alagoas passou a receber mais imunizantes, é necessário que os novos lotes das vacinas sejam mais frequentes. Somente com isso se poderá apostar em uma desaceleração do coronavírus, que em apenas duas semanas fez mais de trezentas vítimas em todo o Estado.


FICAR ATENTO

Não é só com a liberação de novos leitos de hospitais e UTIs que o problema da pandemia esteja resolvido. É necessário, fundamentalmente, que todo o suporte seja dado em tempo hábil, com tomógrafos recuperados, medicamentos especiais em estoques e condições amplas para que médicos e enfermeiros possam cumprir com sua difícil missão de salvar vidas


RISCO

A descoberta de que pelo menos quinze pessoas poderiam ter sido imunizadas com doses da AstraZeneca com prazo de validade vencido, demonstra que a fiscalização da aplicação do imunizante seja redobrada, para que problemas mais graves não venham a acontecer. É uma questão de logística que não pode falhar.


PRESSÃO

Os trabalhadores dos shoppings em Maceió protestaram quando à flexibilização do setor e esperam que as demissões parem por aí. Até agora, segundo estimativa do setor, pelo menos 500 trabalhadores foram demitidos desde o início da pandemia, o que requer uma atenção especial para essa área que, como as outras, vem atravessando grandes dificuldades


MAIS ATENÇÃO

Vestidos de preto, os trabalhadores pediram mais atenção do poder público, no caso do governo do estado e propõem que o horário de atendimento ao público seja estendido ainda esta semana, para evitar que novas demissões atinjam fortemente o setor


PARCERIA

A Uber fechou um acordo de doação de viagens com a Prefeitura de Maceió para auxiliar a vacinação de outros grupos prioritários contra a Covid-19. A empresa fornecerá códigos promocionais para corroborar com o deslocamento dos grupos prioritários, de acordo com o cronograma estabelecido pela prefeitura. De acordo com a empresa de transporte privado, cada código promocional dará viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, com exceção dos postos para vacinação por drive thru, no valor máximo de R$ 25.


COVID

O Brasil registrou 1.279 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda-feira (26) 392.204 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.451. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -20%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.


COVID 2

Nenhum estado apresenta tendência de alta nas mortes por Covid. É a primeira vez que isso é registrado desde a criação do consórcio de veículos de imprensa, em julho de 2020.


» O boletim diário da vacinação contra Covid-19 em Alagoas, divulgado nesta segunda-feira (26), mostra que 185.370 alagoanos já completaram o processo de imunização, recebendo a primeira e a segunda dose.

» O total de pessoas que receberam apenas a primeira dose é 437.572. Alagoas já aplicou 622.942 imunizantes desde janeiro.

» O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a intenção de aplicar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para alunos dos 30 cursos que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo em novembro deste ano. A prova deveria ter sido aplicada no dia 22 de novembro de 2020, mas foi adiada.

Mais matérias
desta edição