app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06052021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 06/05/2021 - Matéria atualizada em 06/05/2021 às 04h00

A desaceleração da pandemia no estado de Alagoas é um indicativo de que, aos poucos, o setor produtivo volte a avançar, mas nada de precipitação, comentam médicos infectologistas que acompanham diariamente o panorama sanitário na capital e no interior. Se por um lado é bastante positivo este recuo, por outro é necessária muita prudência da população.

Nesse final de semana, por exemplo, em que se comemora o Dia das Mães, nada como melhor presente se cumprir os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades. A partir de agora, com os indicativos de que o coronavírus começa a recuar, nada mais sensato do que cumprir com o decreto do governo que recomenda se manter o distanciamento, lavar bem as mãos e evitar aglomerações.


PÉ NO FREIO

Se depender da oposição na Assembleia Legislativa, o projeto de lei oriundo do governo do Estado que pede autorização para mais um empréstimo de US$ 150 milhões, não passará. Afinal de contas, o governo tem alardeado que tem R$ 5,5 bilhões para serem utilizados em obras no interior, naturalmente com viés plenamente eleitorais.

DEVAGAR

Embora com maioria na Assembleia Legislativa, o governo não deverá contar com facilidades para garantir o empréstimo com instituições internacionais. Vai haver, sim, reação de muitos deputados, revelou um parlamentar alinhado com o Palácio República dos Palmares.


ANTECIPAÇÃO

A antecipação do pagamento do 13º a aposentados e pensionistas foi autorizada ontem pelo governo federal. Os beneficiados começarão a receber o 13º no final de maio para quem recebe até 1 salário mínimo e no começo de junho para quem ganha mais. A segunda parcela também será antecipada para final de junho e começo de julho


SÓ 1 ANO

Os secretários que foram nomeados esta semana pelo governador do Estado têm prazo de validade somente por um ano, quando alguns deverão ser substituídos para disputar as eleições de 2022. Os compromissos mais pra frente, são outra história, revelam aliados do momento da cúpula do Palácio República dos Palmares.


UNCISAL

Os servidores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19 poderão ser afastados do trabalho e responder processo administrativo que pode levar à exoneração. Após orientação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da universidade abriu processo para saber como proceder nesses casos.


RECUSA

A Gazeta apurou que cerca de 20 servidores da universidade se recusaram a tomar o imunizante. Eles estão espalhados em diversas unidades da Uncisal. A Maternidade Escola Santa Mônica, referência em pacientes de risco, o Hospital Escola Portugal Ramalho, único hospital psiquiátrico público de Alagoas e o Hospital Escola Helvio Auto, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, são algumas das unidades da Uncisal.


CAMPANHA

A Unidade Maceió do Hemoal, no Trapiche, vai promover a Campanha "Mãe é Pura Doação" a partir desta quarta-feira (5). Até o sábado (8), véspera do Dia das Mães, todas as mulheres que doarem sangue vão concorrer a uma série de brindes doados por parceiros. Além de homenagear as mães doadoras de sangue, a ação tem o propósito de incentivar a doação de sangue feminina, permitida dos 16 aos 69 anos de idade. A exceção é apenas para as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.


» O Brasil registrou 2.791 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta quarta-feira (5) 414.645 óbitos desde o início da pandemia.

» Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.329. É o 50º dia seguido em que essa média fica acima da marca de 2 mil.

» A última atualização da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas, divulgado nesta quarta-feira (5), mostrou que 679.933 doses das vacinas contra a Covid-19 foram administradas no Estado.

» Desse total, 462.872 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, enquanto 217.061 fora imunizadas com a segunda dose. Desde janeiro, o Ministério da Saúde enviou para Alagoas 852.310 doses.

Mais matérias
desta edição