Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN11052021
.

Propaganda farta nos meios de comunicação sobre obras realizadas, o Estado não observou ter a mínima humildade de admitir e reconhecer a participação do governo federal em grandes projetos, a exemplo do Viaduto da Polícia Rodoviária e do Canal do Sertão.
Desconhecendo o abandono em que se encontra os que mais precisam, onde mais de 50 mil famílias vivem abaixo da linha de pobreza absoluta em todo o Estado, mesmo podendo utilizar dinheiro do Fecoep para projetos sociais, o governo opta por anunciar obras as quais, na sua maioria, recebem recursos do governo federal. Ou seja, diz uma coisa que, na prática, é completamente outra.
PERDIDA
O governador Renan Filho perdeu uma grande oportunidade de se contrapor às denúncias feitas pelo presidente Bolsonaro e demonstrar que o Estado estaria pronto para apresentar todos os relatórios de prestação de contas com absoluta transparência referentes aos gastos com a pandemia. Quem não deve não teme, diz um velho ditado.
ESFORÇO
Com a corda no pescoço, desde a semana passada que técnicos do governo se debruçam para encontrar argumentos para justificar acusações feitas recentemente contra o estado de Alagoas.
O CALO
A maior preocupação do governo do Estado é esclarecer a compra de respiradores numa transação duvidosa através do Consórcio Nordeste e que nunca chegaram ao seu destino. Por baixo, os prejuízos atingem mais de R$ milhões.
SINAL DE ALERTA
Embora o número de mortos tenha se reduzido nos últimos dias, não ocorreu redução na ocupação de leitos, o que deixa as autoridades em alerta sobre as novas medidas do governo que devem ser anunciadas ainda hoje. Parece, indicam as observações, que ainda não será desta vez o avanço na flexibilização das medidas restritivas.
COVID
A quantidade de vítimas que perderam a vida para a Covid-19 chegou a 423.229. Nas últimas 24 horas, foram registradas 889 novas mortes. Ainda há 3.744 óbitos em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito. Já o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia subiu para 15.209.990. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 25.200 novos diagnósticos positivos.
VACINAS
O Ministério da Saúde receberá até sexta-feira 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Segundo o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, a pasta vai receber 4,1 milhões de doses da vacina Coronavac, 3,5 milhões da AstraZeneca e 629 mil da vacina Pfizer . Segundo Cruz, parte das vacinas da Coronavac “podem ser usadas como segunda dose para completar o esquema vacinal de todos os brasileiros”.
MORTES
O número de mortes diárias por covid-19 no Brasil recuou 28,3% em um mês, de acordo com a média móvel de sete dias, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados mostram que ontem (9) a média diária estava em 2.100 óbitos, abaixo dos 2.930 de 9 de abril. Em 14 dias, a média móvel de mortes caiu 15,8%, já que, em 25 de abril, o número de óbitos diários estava em 2.495.
MORTES 2
O ápice de mortes foi registrado em 12 de abril (3.124). Desde então, os registros têm apresentado uma trajetória de queda, com algumas altas pontuais. A média de móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete.
» A Prefeitura de Maceió imunizou 95% do efetivo da Guarda Municipal de Maceió (GMM) contra a Covid-19. Somente entre segunda (3) e quinta-feira (6), foram aplicadas 227 da segunda dose da Coronavac. A vacinação ocorreu na sede da Guarda Municipal, no bairro Vergel do Lago.. » Os permissionários de táxis convencionais ou de turismo que queiram migrar para a categoria Taxi Especial já podem podem optar pela mudança » Quem optar por migrar para a categoria Especial não poderão operar nas demais modalidades de táxi. » A Secretaria Municipal de Infraestrutura retirou cerca de 2,5 toneladas de resíduos sólidos de bocas de lobo na Avenida Fernandes Lima
